CIDADES

min de leitura - #

Mortalidade de infantil da 22ª RS é a menor do PR

Da redação

| Edição de 06 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A 22ª Regional de Saúde de Ivaiporã, que tem área de abrangência de 16 municípios do Vale do Ivaí e região central do estado, registrou o menor coeficiente de Mortalidade Infantil do Paraná no ano de 2017. O índice alcançado foi de 5,67 mortes para cada mil nascidas vivas, praticamente a metade do coeficiente de 2016, fechado em 11,42.  O investimento em vigilância foi fundamental para a queda.

Imagem ilustrativa da imagem Mortalidade de infantil da 22ª RS é a menor do PR


Conforme Eleane Rother diretora regional da 22ª RS, a redução do coeficiente é resultado de várias ações da regional em parceria com os municípios que possibilitaram uma análise do problema da mortalidade em todos os âmbitos. “Desde 2012, quando foi implantado o Rede Mãe Paranaense vínhamos trabalhando para baixar a mortalidade materna e infantil, e agora vimos que é possível”.
Segundo ela, o coeficiente do ano passado é menor já registrado desde os dados começaram a ser coletados, em 2007. O maior foi em 2013, quando o coeficiente registrou 18,67. 
Uma dessas ações foi a criação da estratégia nomeada de Estratifica, que levou equipes in loco para os municípios. “Em cada município sentamos com todos os profissionais, médicos, enfermeiros, bioquímicos, técnicos de enfermagem, gestores, o que possibilitou uma análise que identificou as falhas e possibilitou a redução”. Para este ano o Estratifica será levado aos 14 hospitais da regional a partir de agosto. 
Claudia Valéria da Silva Alves coordenadora do Grupo Técnico de Revisão e Agilização do Óbito (GT-ARO) diz que o monitoramento da gestante da rede através da tecnologia de estatística foi fundamental para a redução do coeficiente. 
“É uma planilha em tempo real em que cada unidade de saúde faz a inserção dos dados detalhados do pré-natal e parto em todos os níveis de atenção. Por exemplo, se a gestante não está comparecendo as consultas, hoje sabemos o nome dela, qual o município ela mora e conseguimos intervir com mais rapidez”, comenta. 

IVAIPORÃ
O município de Ivaiporã que vinha de uma série histórica de crescimento da mortalidade infantil conseguiu zerar o coeficiente em 2017. A enfermeira Nilza Fernandes Mendes, do setor de Epidemiologia relata que, em números absolutos, foram doze óbitos nos dois anos anteriores a 2017. 
“Ficamos muito felizes, mas sabemos que temos que estar em vigilância porque a mortalidade infantil é bastante melindrosa e não pode descuidar. Foram implementadas muitas ações. O município contratou dois pediatras, tivemos os cursos da regional qualificando os enfermeiros e os médicos para eles prestarem um bom pré-natal. A cada consulta os dados são estratificados e vamos acompanhando se tem alguma alteração. Além da vigilância do município com as planilhas agora temos também a vigilância da regional”.
Ela relata ainda que foram feita algumas pactuações que contribuíram para a redução do coeficiente. “Hoje, por exemplo, uma gestante identificada como de alto risco só tem parto no Instituto de Saúde Bom Jesus, que tem UTI neo natal para atender se essa criança tiver algum problema”.
A 22ª RS compreende os municípios de Arapuã, Ariranha do Ivaí, Cândido de Abreu, Cruzmaltina, Godoy Moreira, Jardim Alegre, Lidianópolis, Lunardelli, Ivaiporã, Rio Branco do Ivaí, Rosário do Ivaí e São João do Ivaí, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Tebas e Santa Maria do Oeste.