CIDADES

min de leitura - #

Morte de empresário por covid causa comoção

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Mais quatro moradores de Arapongas – dois homens e duas mulheres - morreram vítimas da covid-19. As mortes foram confirmadas  no boletim da Secretaria Municipal de Saúde. Uma delas é do empresário Luiz Carlos Lucatto, 61 anos, que morreu ontem após nove dias na UTI. 

Diagnosticado com a doença em 16 dezembro, seu estado de saúde piorou e ele foi encaminhado para UTI no último dia 29. A notícia causou comoção no município, uma vez que Lucatto é muito conhecido devido ao seu trabalho no buffet Porto da Serra. Ele não tinha comorbidades.
A saúde também confirmou a morte de uma mulher de 72, que tinha comorbidades, e morreu anteontem, após 17 dias de internamento na UTI. Os outros dois casos são de óbitos que ocorreram em dezembro, mas a confirmação só foi encaminhada ontem. Um envolve um idoso de 85 anos, que morreu no último dia 26 e uma mulher, também idosa, de 74 anos, que faleceu em 28 de dezembro. Ambos estavam hospitalizados.
A saúde também atualizou o número de diagnósticos positivos. Mais 26 foram registrados ontem. Mais de 7,5 mil araponguenses testaram positivo para covid desde o início da pandemia, dos quais quase 6,7 mil se curaram. Cento e cinquenta morreram.
O secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto Jr, destacou que prefeitura está orientando moradores a respeitar a chamada janela de infecção, ou seja, se submeter aos testes somente no período de 72 horas completas a partir do início dos sintomas. Fora desse prazo os resultados podem acarretar em falso negativo. “Temos detectado em nossos atendimentos que muitos dos pacientes estão fazendo os exames em rede privada e fora da janela de infecção, e com alguns sintomas, em laboratórios, farmácias ou ainda nas empresas”, comenta. 
Com referência aos testes rápidos de anticorpos (IGG/IGM), ele frisa que o tempo é ainda maior e a realização deve ser feita, no mínimo, após o sétimo dia de início dos sintomas. “Portanto, antes de realizar o exame, procure orientação médica em nossas unidades”, assinala o secretário.

REGIÃO CASOS
Ontem, 121 novos casos de covid foram registrados em cinco municípios da região. Os números são baseados apenas nos boletins municipais, uma vez que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) não atualizou os dados estaduais até as 21 horas. Em Apucarana, foram 85 novos casos.  Com os novos diagnósticos, o município totaliza 4.466 registros desde o início da pandemia, dos quais 3.414 pacientes já se curaram, um índice de 76,4%.
Em toda região são 19,1 mil casos e 400 mortes confirmadas desde o início da pandemia. (ADRIANA SAVICKI)