OPINIÃO

min de leitura - #

Morte do ministro Teori Zavascki choca o Brasil

Da Redação

| Edição de 20 de janeiro de 2017 | Atualizado em 20 de janeiro de 2017

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A morte do ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), chocou o país na última quinta-feira. Ele morreu após a queda de um avião de pequeno porte em Paraty, no Rio de Janeiro. Teori era homem-chave nos rumos da Lava Jato e sua morte coloca em dúvida o futuro da operação no STF. 

É claro que o primeiro reflexo é ofertar toda solidariedade possível aos familiares do ministro. Teori Zavascki era reconhecido por sua trajetória ilibada. Ele nasceu em 1948 na cidade de Faxinal dos Guedes (SC), mas construiu sua carreira como juiz e professor universitário em Porto Alegre (RS). Respeitado nas áreas administrativa e tributária, o ministro também era considerado minucioso em questões processuais. 

Por causa da responsabilidade de Teori sobre os processos da Lava Jato no STF, que envolvem acusados com foro privilegiado, é importante, no entanto, que o acidente aéreo seja investigado minuciosamente. Esse pedido, inclusive, foi feito imediatamente por associações de juízes e, certamente, é um desejo de toda a população. A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Federal (MPF) já abriram inquéritos para apurar as causas do acidente. 

Após a morte, como não poderia ser diferente em meio à disputa entre grupos políticos no país, surgiram inúmeras teorias conspiratórias nas redes sociais. No entanto, é preciso responsabilidade e coerência antes de emitir qualquer juízo. É também uma forma de respeitar a dor da família e a própria figura do ministro, cuja trajetória sempre foi destacada. 

Teori Zavascki agiu exemplarmente na análise das questões da Lava Jato, mostrando seriedade e responsabilidade ao julgar os casos decorrentes da operação, que investiga o maior escândalo de corrupção da história brasileira. Sua atuação serena, discreta e, principalmente, criteriosa, baseada na lei, mereceu admiração de todos os brasileiros. 

Embora não seja tempo de precipitações, é justo, por outro lado, que se cobre uma ampla e transparente investigação. É fundamental que não paire nenhuma dúvida em relação ao acidente aéreo que provocou a morte de eminente figura nacional, relator da Lava Jato, operação que vem gerando forte repercussão no Brasil. Além disso, é fundamental que haja bom senso na definição do seu substituto na relatoria. O extraordinário trabalho feito pelo ministro Teori Zavascki precisa ser levado adiante