COLUNAS

min de leitura - #

Mulheres no poder

Editoria de Política

| Edição de 15 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A posse da ministra Rosa Weber como nova presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ocorrida ontem à noite, fez com que as mulheres passassem a assumir, pela primeira vez na história, a chefia da maioria dos tribunais superiores do País. Rosa Weber assumiu o lugar de Luiz Fux e chefiará o TSE até 2020. Caberá a ela comandar o processo eleitoral de outubro deste ano. Além do TSE, as mulheres ocupam a presidência de outros dois tribunais superiores: Cármen Lúcia preside o Supremo Tribunal Federal (STF); Laurita Vaz preside o Superior Tribunal de Justiça (STJ). As mulheres também ocupam o comando de outros órgãos que atuam diretamente no Poder Judiciário: Raquel Dodge é a atual procuradora-geral da República, e Grace Mendonça, ministra da Advocacia-Geral da União (AGU).

Vice de Alckmin A senadora Ana Amélia Lemos (PP), candidata a vice-presidente na chapa do tucano Geraldo Alckmin, estará em Arapongas amanhã, às 16 horas. Ela participará da MostraMóveis, que será aberta hoje. A feira reunirá 60 expositores que trarão as últimas novidades e tendências da indústria em design, mobiliário e decoração que devem impulsionar as vendas de fim de ano no setor.

Giro no Paraná A senadora Ana Amélia vai percorrer os estandes da feira acompanhada de lideranças estaduais e também da região, quando conversará com empresários e também visitantes do evento. Além de Arapongas, a candidata a vice-presidente da República irá visitar outras três cidades paranaenses amanhã: Castro, Londrina e Foz do Iguaçu.

Mais rico Político mais rico entre os candidatos à presidência da República, o ex-banqueiro e candidato do Partido Novo, João Amoêdo, disse ontem em Curitiba que deve doar do próprio bolso entre 15 e 20% do valor arrecadado pelo partido para a campanha presidencial. Amoedo declarou no TSE ter um patrimônio de R$ 425 milhões.

Marcha de Lula Integrantes do Movimento dos Sem Terra (MST) e de outras organizações sociais se juntaram ontem em Brasília para uma série de manifestações em favor do registro da candidatura do ex-presidente (PT) à Presidência da República. A Marcha Nacional Lula Livre planeja atos até o fim desta quarta, quando se encerra prazo para registro dos candidatos ao TSE.

Comitê Depois da definição das candidaturas nas convenções partidárias, os comitês políticos municipais começam a ser montados na região. Em Ivaiporã, o comitê da candidata à reeleição ao governo do Estado, Cida Borghethi (PP), será na Rua Diva Proença, 1035. No município, a candidata tem o apoio do prefeito Miguel Roberto do Amaral (PSDB).

Divisor O candidato a governador do Paraná pelo PSOL, Professor Piva, afirmou durante sua passagem por Apucarana, nesta segunda-feira, que quer ser um divisor da política que se estabeleceu no Paraná ao longo do tempo. Segundo ele, há 36 anos o Estado é governado pelas mesmas famílias que se revezam no Poder. Na sua opinião, chegou a hora da mudança.

Sem homicídio O vereador Luciano Molina (Rede) lembrou na sessão da câmara que Apucarana já completou dez meses sem o registro de um homicídio no município, um feito bastante positivo. Ele elogiou as forças de segurança de Apucarana pelo bom trabalho que vem realizando. Segundo Molina, em outras cidades os assassinatos preocupam a sociedade e os governantes.

Família O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) destacou na sessão da Câmara de Apucarana a Semana da Família que vem sendo promovida pela Igreja Católica. Ele assinala que é na família que primeiramente se formam cidadãos de bem e isso depende muito do exemplo dos pais para os filhos. Ele defendeu a necessidade de as pessoas colocarem Deus em suas vidas.

Repúdio ao STF O vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB) propôs na Câmara de Arapongas o envio de nota de repúdio, assinada por todos, contra o aumento de 16% nos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, embora os vereadores não possam fazer nada, uma nota de repúdio pode repercutir  nos demais poderes.

Dia da Pesca Vereadores de Ivaiporã aprovaram o projeto de lei “Dia de Pesca no Lago Jardim Botânico” protocolado pelo presidente da Câmara, Nando Dorta (PHS), e Edivaldo Montanheri (PTB). O evento será sempre no último domingo da Quaresma, antes da Sexta-Feira Santa. Critérios para a pesca ainda estão em estudos.

Vapt Vupt

O Portal Bem Paraná, de Curitiba, divulga hoje a primeira pesquisa de intenções de voto para o governo do Estado.
O levantamento, feito pelo instituto IRB Consultoria, trará uma amostragem com cerca de 1.250 pessoas.
O candidato Jair Bolsonaro (PSL) demitiu Walderice da Conceição, que seria sua funcionária “fantasma”.
Walderice constava entre os 14 funcionários do gabinete de Bonsonaro, mas trabalhava vendendo açaí na praia.