Política

Municípios adotam medidas para aumentar arrecadação

| Edição de

Os municípios podem melhorar as finanças se controlarem de maneira mais eficiente suas receitas próprias. É o que aponta auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) em 2017. Segundo a auditoria, a falta de controle sobre a cobrança de tributos municipais gera perdas para os cofres das prefeituras.
De acordo com a auditoria, uma das reclamações dos prefeitos é que a crise econômica pressiona as administrações municipais duplamente: a redução da atividade econômica encolhe a arrecadação, ao mesmo tempo em que a classe média abandona a educação e a saúde privadas e corre para o atendimento público.

Contudo, a equipe de auditores do TCE-PR alega que se os municípios administrassem com mais rigor as suas receitas, o impacto da crise seria bem menor. “Tal cenário evidencia a necessidade de aprimoramento da capacidade tributária dos municípios, de forma a aumentar sua efetividade e consequentemente a arrecadação de tributos”, observa o relatório final dos auditores.