COLUNAS

min de leitura - #

Municípios e a Previdência

Editoria de Política

| Edição de 16 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
Em entrevista à imprensa na última sexta-feira, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, destacou a importância de o Congresso Nacional aprovar a reforma da Previdência. Para a entidade, a aprovação da medida dará fôlego a boa parte dos municípios brasileiros, especialmente diante do grave quadro fiscal enfrentado pelas administrações locais. Ziulkoski destacou que a reforma, apesar de não ter uma boa recepção por parte da população, é importante para a manutenção da gestão pública. “Nós apoiamos a reforma e vamos trabalhar muito pela sua aprovação, porque não há outra saída. A reforma pode desagradar aos cidadãos, mas ela é fundamental para os gestores públicos”, disse Ziulkoski. O texto da PEC foi aprovado em maio pela comissão especial da Câmara.

Projetos O presidente da Câmara de Vereadores de Apucarana, Mauro Bertoli (DEM), está de posse de vários projetos de lei encaminhados pelo prefeito Beto Preto (PSD) para votação. Mas não é intenção sua convocar sessões extraordinárias, já que as matérias não são em regime de urgência.

A caminho De acordo com Mauro Bertoli, outros projetos de lei estão a caminho da Câmara de Apucarana. Um deles é o que prorroga para até 29 de dezembro o prazo para contribuintes recolherem débitos em atraso do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). O prazo venceu em abril.

Preço da água O gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, deverá participar da sessão ordinária da Câmara de Apucarana no dia 8 de agosto. A convite de alguns vereadores, principalmente Lucas Leugi (Rede) e Poim (PSB), ele vai esclarecer os aumentos na tarifa de água. 

13º salário O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, anunciou nesta semana que vai liberar no dia 15 de agosto metade do 13º salário aos 658 servidores ativos e inativos. O montante é de aproximadamente R$ 700 mil. Segundo ele, são recursos que vão movimentar a economia local.

Aniversário A Prefeitura de Kaloré, juntamente com a Câmara de Vereadores, já preparou a programação do 56º aniversário do município. A festa acontece de 4 a 6 de agosto, com shows artísticos e gastronomia. O prefeito Washington da Silva (PSDB) espera visitantes de todo o Vale.
Migração O presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM-RJ), articula a migração de deputados para turbinar seu partido, que já esteve em vias de extinção. Ele negocia a filiação de dissidentes do PSB que se recusam a deixar a base do governo. Meta é chegar a 50 deputados e tomar o lugar do PSDB como a terceira maior bancada da Câmara. 

Monitorado I Por falar em presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia foi alertado por colegas da Casa para o risco de estar sendo monitorado nas suas atividades políticas internas e externas, bem como particulares. O próprio Maia já não esconde mais de interlocutores essa desconfiança. Por isso mesmo, tem tomado cuidado redobrado com a agenda e em encontros políticos.

Monitorado II O ambiente anda tão tenso em Brasília que aliados do deputado Rodrigo Maia já teriam suspeitado de uma ação do próprio Palácio do Planalto contra seu comportamento na Câmara. Essa ofensiva foi deflagrada, principalmente, depois que auxiliares do presidente Michel Temer passaram a externar desconforto com a postura neutra de Maia nessas últimas semanas.

Fim do semestre A Assembleia Legislativa do Paraná encerrou o primeiro semestre de atividades legislativas contabilizando balanço positivo, segundo a mesa diretora. Foram realizadas 66 sessões ordinárias e outras oito sessões extraordinárias no período, que resultaram na aprovação de 156 projetos de lei do Executivo e do Legislativo.

Diálogo Para o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB), o destaque dos primeiros seis meses é o diálogo construído entre as diferentes lideranças, que tem resultado na aprovação de leis importantes para o Estado. “A Assembleia tem contribuído muito para com o Paraná, independentemente da posição de cada parlamentar”, diz.

Vapt Vupt

Bastante renovadas, a maioria das câmaras de vereadores do Vale do Ivaí procura mostrar serviço.
Vereadores novatos, que estão em primeiro mandato, estão sendo destaques em todo o Vale.
Até agora, não se tem ouvido falar de algum atrito entre prefeito e vice nos municípios do Vale.        
Por enquanto, parece que os mandatos de prefeito estão sendo cumpridos sem guerras políticas.