CIDADES

min de leitura - #

Mutirão de dermatologia atende 200 pacientes

Da Redação

| Edição de 14 de abril de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Inaugurado há pouco mais de um mês, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas, da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana realizou ontem um mutirão de consultas, com 200 atendimentos. O objetivo é agilizar o serviço prestado reduzindo o tempo da fila de espera, hoje com 1,7 mil pacientes.

Com atenção especial aos casos avaliados como prioritários da fila de espera, as consultas começaram às 8 horas e seguiriam até as 17 horas. O prefeito Junior da Femac, acompanhou pessoalmente o atendimento na manhã de ontem. “Ações como essa mostram que estamos empenhados a reduzir a fila de espera nesta importante especialidade”, afirma Junior.
Coordenadora da Residência Médica na Especialidade em Dermatologia e do Ambulatório de Dermatologia, Ligia Martin, Ligia Martin, não descarta a possibilidade deste tipo de iniciativa se repetir em breve. “Vamos tentar zerar a fila de espera num prazo de seis meses”, planeja Lígia. 
Teresinha Gonçalves, 77 anos, residente na região do Parque Biguaçu, esteve entre os pacientes atendidos na manhã deste sábado. “Marquei a consulta por causa de manchas na pele e um tipo de alergia que tenho. Sempre fui bem atendida na saúde do município, mas hoje foi excelente”, avalia Teresinha. 
Inaugurado no dia 8 de março, o Ambulatório de Especialidades Dermatológicas está instalado no primeiro andar da AMS, ocupando uma área de 193 m². O ambulatório conta com o atendimento profissional das dermatologistas Caroline Cilião e Ligia Martin, bem como dos quatro médicos do Programa de Residência Médica em Dermatologia da Autarquia Municipal de Saúde, sendo que dois deles cursando o segundo ano desta especialidade e outros dois o primeiro ano.
Instalado num espaço totalmente reformado, Ambulatório de Dermatologia possui sua estrutura de quatro consultórios médicos; duas salas de pequenas cirurgias, com vestiário e sala de espera exclusiva; central de material esterilizado; e sala de fototerapia, com vestiário. A área de funcionários conta com sala de reuniões, copa, WC exclusivo e almoxarifado. Ainda houve o investimento no mobiliário, que é totalmente novo.
Os equipamentos, por sua vez, são de última geração, incluindo a câmara de fototerapia, microscópio, lupas, material cirúrgico. Indicado para tratamento de vitiligo, linfoma, psoríase e alguns tipos de dermatites A câmara de fototerapia é a única pública no norte do Paraná e com ela são atendidos pacientes do Hospital do Câncer de Londrina e do Consórcio Regional de Saúde, o Cisvir.
A nova estrutura na especialidade de dermatologia atendeu até o momento 441 pacientes, sendo realizadas 70 pequenas cirurgias e outros procedimentos.