CIDADES

min de leitura - #

Mutirões atendem 800 em Arapongas

Fernanda Neme

| Edição de 12 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Com o intuito de diminuir a fila de espera por atendimentos oftalmológicos, a prefeitura de Arapongas, através da Secretaria de Saúde, realizou ontem (11), mais uma edição do Mutirão de Oftalmologia, no Centro de Especialidades Jaime de Lima. A ação atendeu cerca de 130 pessoas, que passaram por atendimentos clínicos. Adotada como forma de agilizar o atendimento na especialidade que tradicionalmente , a estratégia de concentrar consultas chega na sétima edição e já beneficiou 800 pacientes. 

Imagem ilustrativa da imagem Mutirões atendem 800 em Arapongas


Ontem, dois oftalmologistas, Ricardo Montanheira e Leandro Fujii participaram do mutirão. Após as consultas, os pacientes foram encaminhados para outros setores, de acordo com a necessidade de cada um. 
A araponguense Márcia Danas Araújo, 32 anos, por exemplo, enfrentou o frio da manhã de ontem e foi até o centro para fazer um exame de vista. “Fui diagnosticada com miopia. Já vinha sentindo muita dor de cabeça e dificuldade para dirigir à noite. Estava na fila de espera há 6 meses, mas fui bem atendida e agora vou mandar fazer os óculos”, explica comenta. 
A dona de casa Maria Lúcia da Silva Teixeira, 51, aproveitou o mutirão para levar o neto, o estudante Guilherme, 15. O jovem, que estava aguardando atendimento já cerca de 6 meses, foi diagnosticado com miopia. “Vai me ajudar bastante no estudo porque eu andava com dificuldade de ler”, afirma. 
A dona de casa Lurdes Soares Vaz, 61, participou do mutirão junto da filha, a também dona de casa Maria Cristina Vaz Dias, 29. As duas procuraram atendimento ontem por causa de uma pequena membrana avermelhada na superfície do olho que se prolifera em direção à córnea. “Esperamos um bom tempo pela consulta, mas fomos bem recebidas. O médico disse que ainda não precisamos de cirurgia, apenas vamos usar uma medicação”, conta Lurdes. 
Segundo o oftalmologista  Leandro Fujii, o mutirão é realizado mensalmente e atende adultos e crianças. “As crianças geralmente vêm com algum problema de visão que necessita de óculos. Já os adultos, além de óculos, aparecem com doenças pertinentes da idade mais avançada, como Catarata e Glaucoma”, explica. 
O principal objetivo do mutirão, de acordo com o médico, é reduzir a fila de espera por consultas oftalmológicas em Arapongas. “A espera não vai acabar, mas pelo menos conseguimos diminuir e atender quem precisa”, complementa. Além disso, a prefeitura de Arapongas conta com um programa que disponibiliza armações para a população.