CIDADES

min de leitura - #

Mutirões de ortopedia atendem 210 pacientes

DA REDAÇÃO

| Edição de 27 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas tem realizado um cronograma de atendimentos voltados para a área de ortopedia, uma das áreas de maior demanda do município. Para reduzir o tempo de espera, desde o mês passado mutirões têm sido desenvolvidos. 

No final de março, o mutirão ocorreu no 18 Horas da Zona Sul, com o atendimento de 80 pacientes. No último sábado, os pacientes foram recebidos em três Unidades Básica de Saúde (UBS) no San Raphael, Del Condor e Águias, e outros 130 pacientes passaram por consultas com os especialistas. 
Segundo o secretário da Saúde, Moacir Paludetto Jr, os médicos são credenciados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e, quando há necessidade, os pacientes saem das consultas já com os exames liberados, o que diminui o tempo de espera da consulta de retorno. “São ações eficazes e que têm dado resultados positivos”, disse.
Paludetto Jr, afirma ainda que além da ortopedia, a área de oftalmologia também registra grande demanda. E mesmo com a pandemia, o município tem buscado soluções para poder atender a todos os pacientes. “Mesmo diante da pandemia, as outras demandas na área da saúde não pararam. Ortopedia e oftalmologia são as principais demandas que temos hoje. Desde o segundo semestre do ano passado, após a implantação do ambulatório de Oftalmologia na sede do Cisvir em Arapongas, o município passou a ampliar o acesso nesta área, e neste ano, com os mutirões de ortopedia já iniciamos a redução do tempo de espera destes pacientes”, afirma.
A Secretaria de Saúde já tem organizado outros mutirões. As novas programações visam atender os pacientes que são agendados e que já passaram por consultas nas UBSs.