COLUNAS

min de leitura - #

Na Conferência de Saúde

Editoria de Política

| Edição de 12 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O prefeito de Apucarana, Junior Femac (PDT), acompanhado do secretário de Saúde, Roberto Kaneta, e do secretário de Gestão Pública, Nikolai Cernescu Junior, participou na noite de ontem da abertura da 12ª Conferência Estadual de Saúde. O evento foi aberto à noite, na Expo Unimed/Curitiba, e prossegue até amanhã. “Estamos prestigiando o trabalho liderado pelo secretário de Saúde do Paraná, Dr. Beto Preto, cumprindo o plano de trabalho do governador Carlos Massa Ratinho Junior”, observa o prefeito. Segundo ele, a Conferência Estadual é o autêntico fórum de debates, entre todos os segmentos da sociedade, com o objetivo de avaliar a saúde do Estado, fixar diretrizes e definir prioridades para melhorar a qualidade dos serviços prestados no Paraná. “Temos plena confiança que a saúde vai avançar muito nas mãos do Dr. Beto Preto, que é profundo conhecedor do Sistema Único de Saúde”, ressalta.

Na Copel Ainda em Curitiba, Junior da Femac terá agenda hoje na diretoria da Copel. Ele deve iniciar a negociação para que o Município compre imóvel da Copel, situado na Rua Irati, número 46, próximo da estação ferroviária de Apucarana. “Este local sediou o primeiro gerador de energia elétrica de Apucarana, instalado em 1939, e queremos preservar esse patrimônio histórico”, informa Junior. 

No Nilo Cairo A sessão ordinária da Câmara de Apucarana, que acontece na próxima segunda-feira, dia 17, não será no plenário do Legislativo. O encontro será no salão nobre do Colégio Estadual Nilo Cairo, às 16 horas, dentro do projeto da atual mesa diretora de descentralização das sessões. Antes, às 15h30, será entregue Moção de Aplausos ao colégio pelos seus 70 anos de existência. Homenagem é de autoria da vereadora Márcia Sousa (PSD).

Tabacarias O vereador Marcos da Vila Reis (PSD) protocolou requerimento na Câmara de Apucarana pedindo informações ao Executivo sobre o horário de funcionamento das tabacarias, bem como se há fiscalização quanto ao consumo de bebidas alcoólicas nesses locais por parte de menores. O vereador diz que não tem nada contra as tabacarias, mas tem observado que elas funcionam a noite toda e, em alguns casos, com muita algazarra.

Funcionamento Marcos da Vila Reis quer saber da Prefeitura se as tabacarias de Apucarana seguem um horário específico de funcionamento, a exemplo de bares noturnos, ou se cumprem horários normais no período noturno como outros bares e lanchonetes que atendem até as 22 horas. “Não quero que as tabacarias parem de funcionar, mas acho que elas têm que seguir regras de funcionamento”, afirma.

Na Frente O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) é um dos integrantes da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento do Noroeste do Paraná, criada ontem na Assembleia Legislativa. A Frente, composta por 11 parlamentares, visa a construção de pautas em defesa desta região do Estado, que abriga 61 municípios e tem sua economia baseada no agronegócio e no setor têxtil.

Documento “Nasci e cresci nesta região e conheço bem as dificuldades e demandas da população local. Essa iniciativa é muito bem-vinda, e nos empenharemos na defesa dos interesses dos municípios”, salienta Arilson Chiorato ao destacar a nova frente parlamentar. Frente vai elaborar um documento com as principais reivindicações da região Noroeste, a ser entregue ao Governo do Estado.

CPI da JMK O deputado estadual Delegado Jacovós (PR), relator e coordenador dos trabalhos da CPI que investiga a empresa JMK, responsável pela manutenção da frota de veículos do Estado, apresentou ontem um plano de trabalho que foi aprovado pela comissão. A JMK teria desviado R$ 125 milhões do contrato com o Estado, segundo na Polícia Civil.

Audiências Segundo o deputado Delegado Jacovós, neste plano de trabalho da CPI da JMK estão previstos um convite ao delegado Alan Flore, da Divisão de Combate à Corrupção, para dar mais informações, e a convocação da ex-secretária de Administração, Dinorah Botto Nogara, responsável pela pasta em 2015 quando foi assinado o contrato. A CPI também fará sessões itinerantes pelo interior do Estado para ouvir vítimas da JMK.

Agora réus A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu ontem, por 3 votos a 2, aceitar denúncia do Ministério Público contra três deputados e um senador do PP por organização criminosa. Os quatro são acusados de desviar dinheiro da Petrobras no esquema investigado pela Operação Lava Jato. São os deputados Eduardo da Fonte (PE), Arthur Lira (AL) e Aguinaldo Ribeiro (PB) e o senador Ciro Nogueira (PI).

Vapt Vupt

Secretários municipais de Saúde do Vale do Ivaí estão em Curitiba participando da conferência estadual.
A maioria deles foi à Capital do Estado acompanhados de prefeitos e técnicos de saúde pública.    
Prefeitos estão aproveitando a viagem para audiências com o secretário estadual da Saúde, Beto Preto.
Prefeituras reivindicam recursos do Estado para manutenção de serviços nos postos de saúde.