COLUNAS

min de leitura - #

Na mesa com investigados

Editoria de Política

| Edição de 19 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em seu discurso de posse ontem, no qual prometeu firmeza e coragem no combate à corrupção, a nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, dividiu a mesa com três políticos suspeitos do crime que pretende enfrentar: os presidentes da República, Michel Temer (PMDB), da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Além deles, também estava à mesa a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), a ministra Cármen Lúcia, que não é investigada. Caberá a Raquel pedir o encaminhamento ou a suspensão das investigações contra Temer, Maia e Eunício no Supremo, além de centenas de outros políticos com foro no tribunal. Em sua fala, de cerca de 10 minutos, Raquel se comprometeu a atuar para que ninguém esteja acima ou abaixo da lei no Brasil.

Praça do Redondo Com relação ao abate de oito árvores e poda geral realizados neste domingo, na Praça Interventor Manoel Ribas, o prefeito Beto Preto (PSD) fez ontem algumas ponderações. Ele lembrou que as andorinhas migraram da Praça Rui Barbosa para a Praça do Redondo, depois que, em 2004, acabaram com quase todas as árvores no entorno da Catedral. 

Intervenções Beto Preto lembrou que em 2008, às vésperas da eleição, foi firmado um convênio pelo município, com gastos de R$ 600 mil e, na época, foi arrancada metade das árvores que havia no local. “Essa conta nós terminamos de pagar recentemente”, assinalou, anunciando que agora serão feitas intervenções pontuais e de baixo custo, para tornar a praça mais agradável”.

Trombada O vereador Lucas Leugi (Rede) se irritou na sessão de ontem com o seu colega Rodolfo Mota (PSD), que apresentou um requerimento de informações ao Executivo. Ele exigia explicações sobre gastos com o pagamento de avanços funcionais aos servidores públicos. “Mota foi assessor jurídico na gestão de Beto Preto e sabe que ele foi o único prefeito a honrar esses compromissos”, criticou Leugi.

Situação ou oposição O vereador Leugi acrescentou que Rodolfo Mota foi eleito pelo mesmo partido do prefeito e precisa definir seu discurso. “Ou fica na oposição ou situação”, cobrou Lucas Leugi, reforçando que no jurídico da prefeitura Mota teve pleno conhecimento das categorias que já foram beneficiadas e que faltam poucos setores para serem contemplados.
 
Na Câmara O major Marcos Facio, sub-comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar de Apucarana, e o capitão Vilson estiveram ontem à tarde na sessão da Câmara de Apucarana. Eles foram avisar que estão de volta à cidade, depois de alguns anos foram. E informaram que o 10º BPM tem vários projetos para melhorar a segurança de Apucarana e região.
Agitação política Prefeitos, vices, vereadores e lideranças políticas de toda a região estão sendo esperados para o encontro regional do PSD, que acontece em Apucarana nesta quinta-feira, às 19 horas, no Clube 28 de Janeiro. Estará presente o deputado estadual e pré-candidato a governador Ratinho Júnior.

Projeto O PSD, através do Espaço Democrático, pretende discutir com a sociedade um projeto de governo, a ser apresentado durante a campanha eleitoral, que possa garantir o desenvolvimento do Paraná em todas as áreas. “Conexões por um novo governo” é a proposta do partido.

Congresso O Partido Popular Socialista (PPS), de Jardim Alegre, promove na próxima quinta-feira seu Congresso Municipal. Segundo o presidente do diretório municipal, ex-prefeito Messias Batista, o encontro partidário será a partir das 19 horas, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Prato típico Em reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí Turismo (Amuvitur) realizada sexta-feira em Borrazópolis, foi lançado o prato típico do município, o “Porco à Catugiense”. O prato faz parte da estratégia de Borrazópolis de incrementar o turismo local, seja de natureza ou gastronômico.

Alternativas Segundo o prefeito de Borrazópolis, Adilson Lucchetti (PSB), o Didi, que participou da reunião da Amuvitur na Fazenda Solar Águas do Ivaí, nesse momento de crise econômica municípios precisam buscar alternativas que movimentem sua economia e o turismo é uma das saídas.

Vapt Vupt

Os ex-prefeitos de Lidianópolis, Marcos Sobreira e Celso Barbosa estiveram juntos, ontem, em Curitiba.        
Sobreira e Barbosa trataram com o secretário da Justiça e deputado Artagão Júnior assuntos de Lidianópolis.    
Alguns prefeitos do Vale do Ivaí temem não encerrar o exercício de 2017 com todas as contas em dia.    
Em função disso, eles estão tomando medidas duras para garantir pelo menos 13º salário dos servidores.