CIDADES

min de leitura - #

NA MIRA DOS GOLPISTAS

Da Redação

| Edição de 25 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em meio à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Auxílio Emergencial concedido pelo Governo Federal para autônomos, informais e microempreendedores individuais virou o novo alvo dos estelionatários. Em Apucarana, mais de vinte pessoas já procuraram a 16ª Subdivisão Policial (SDP) para denunciar golpes.

Joaquim Antonio da Silvia de 53 anos, autônomo que trabalha na construção civil, foi uma dessas pessoas. Ele levou um susto quando foi solicitar o auxílio e descobriu que uma pessoa já tinha usado seu CPF para realizar o cadastro. Ele procurou a Caixa Econômica Federal e a Polícia Civil de Apucarana. 
“No final do mês de maio quando solicitei o auxílio percebi que eu já tinha o cadastro. Quando fui ao banco, descobri que a pessoa já tinha até recebido a primeira parcela. Fui orientado a procurar a polícia para registrar um boletim de ocorrência. Graças a Deus, no meu caso a Caixa resolveu meu problema e agora estou recebendo o auxílio. Não perdi meus documentos, não sei o que aconteceu, só sei que fiquei com medo de não conseguir meu benefício”, detalha.
Nos últimos 60 dias, pelo menos outras 20 pessoas procuraram a delegacia para denunciar golpes relacionados ao auxílio emergencial, o que vem gerando uma grande preocupação. “Essas pessoas todas registram o boletim de ocorrência. Ainda não sabemos como os golpistas conseguiram os dados das pessoas, mas sabemos que muitos conseguem pela internet ou através de documentos perdidos. Se você tentou fazer o cadastro, mas não conseguiu porque alguém já usou seus dados, procure a polícia que vamos tomar as medidas cabíveis. Vamos ouvir as vítimas e informar a Polícia Federal, que investiga crimes contra a Caixa”, explica o delegado chefe Marcus Felipe da Rocha Rodrigues.
“Não aceite ajuda de estranhos nas agências, não repasse os dados pessoais ou do cartão. Não aceite na sua casa pessoas que falam que são representantes de algum banco. As instituições já reforçaram que não mandam representantes na residência”, orienta o delegado.
Ainda de acordo com o delegado, outros dois golpes cresceram durante a pandemia, o que site de vendas e o do cartão de crédito. Somente na última semana, foram quatro registros de pessoas que compraram itens pela internet e foram enganadas. “Outro golpe que cresceu muito é da OLX. Golpistas colocam anúncios, oferecem itens valores muito menores e  quando o comprador entra em contato com o suposto vendedor, ele consegue colocar na cabeça uma história e a pessoa cai no golpe, é preciso ficar em alerta, prestar atenção nos valores, nos anúncios. São situações que preocupam a Polícia Civil,” finaliza Marcus Felipe.