COLUNAS

min de leitura - #

Na Voz do Brasil

Editoria de Política

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, médico Beto Preto (PSD), foi entrevistado quinta-feira pelo programa de rádio “A Voz do Brasil” sobre novos investimentos do Ministério da Saúde. O ministro Ricardo Barros anunciou a liberação de R$ 520 milhões para aquisição de 6,5 mil ambulâncias brancas usadas no transporte sanitário. Os veículos serão usados no transporte de pacientes que necessitam de locomoção para os serviços de saúde, além de garantir o transporte de pacientes entre municípios. O programa repercutiu com Beto Preto - na condição de vice-presidente nacional de Saúde da FNP -, sobre o novo investimento. “Trata-se de uma importante medida, que irá beneficiar os pequenos e médios municípios, que têm maior dificuldade no transporte de pacientes para cirurgias, exames e outros procedimentos em centros de referência”, avaliou.

Candidatura I O prefeito de Apucarana, Beto Preto, tem recebido nos últimos dias, por parte de lideranças políticas locais, incentivo para se candidatar a deputado federal nas eleições de 2018. No entanto, ele prefere não dizer se vai entrar na disputa por uma vaga na Câmara Federal, alegando que quem decide isso é o seu grupo político.

Candidatura II Segundo Beto Preto, que seu grupo político terá candidato a deputado federal, isso não tem a menor dúvida, justificando que Apucarana precisa ter deputado próprio em Brasília. “Quanto a mim, por enquanto quero continuar com meu trabalho de prefeito e lutar pelos municípios junto com as entidades municipalistas”, diz.

Plano de governo Por enquanto, Beto Preto, que é médico, aceitou convite de Ratinho Júnior para auxiliá-lo na elaboração de um projeto de governo na área de saúde. “Aliás, já estamos iniciando este trabalho”, afirma o prefeito, assinalando que a partir do início do ano que vem vai percorrer o Paraná junto com Ratinho Júnior, pré-candidato ao governo.

Campanha O prefeito Beto Preto observa que a campanha eleitoral do ano que vem será curta, de apenas 45 dias, por isso vai se engajar no trabalho de fortalecimento da candidatura de Ratinho Júnior ao governo do Estado. “Será uma campanha do olho no olho, do diálogo aberto com o povo e o Ratinho Júnior sabe fazer isso muito bem”, diz. 

Sessão A Câmara de Apucarana realiza amanhã, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Da pauta de votação constam quatro projetos de lei – quatro do Executivo e um do Legislativo – além de três requerimentos. O projeto de lei do Legislativo é de autoria do vereador Gentil Pereira (PV). A proposta institui em Apucarana o Dia Municipal do Doador de Órgãos e Tecidos.
Projetos Já os projetos de lei encaminhados pelo Executivo à Câmara de Apucarana tratam, na sua maioria, de abertura de créditos suplementares e doação de terreno a uma empresa, dentro das condições do Programa de Desenvolvimento Econômico de Apucarana (Prodea), que agora obriga empresa a contratar jovens do primeiro emprego.

Nova quadra I É importante reconhecer e valorizar o trabalho do suplente de vereador Adan Lenharo (DEM) e do deputado estadual Nelson Justus (DEM) para viabilizar a construção da nova quadra poliesportiva do Colégio Estadual Heitor Cavalcanti de Alencar Furtado, no Núcleo Habitacional João Paulo, em Apucarana, entregue na última quinta-feira.

Nova quadra II Esta obra emblemática foi conquistada após Adan Lenharo encabeçar a mobilização e levar o pleito ao deputado Nelson Justus em Curitiba. Justus, por sua vez, visitou a antiga quadra, viu a situação precária do local – onde um jovem quebrou o fêmur e acabou morrendo após embolia pulmonar - e saiu em busca dos recursos para tornar o sonho da reforma do espaço em realidade. 

Retorno em Faxinal O vereador Paulinho Portela (PSD) reassumiu nesta semana a sua cadeira na Câmara de Faxinal. Desde início do ano ele estava responsável pela Controladoria Interna do Município e auxiliando o prefeito Ylson Cantagallo (PMDB) na organização das ações administrativas. Ele diz que volta para o lugar que os eleitores o conduziram.

Kuroda O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), recebeu nesta semana manifestações de solidariedade de várias lideranças comunitárias do município, que consideram que a administração está no caminho certo. Kuroda vem sendo alvo de investigação de uma Comissão Processante da Câmara, acusado de irregularidades.

Vapt Vupt

Godoy Moreira promoveu na avenida principal, na última sexta-feira, o desfile cívico da Independência do Brasil.          
O desfile, que era para ser no dia 7 de setembro, foi adiado em função de morte de parente de uma professora.                  
O prefeito da Marumbi, Adhemar Rejani (PMDB), se diz satisfeito com o apoio que vem recebendo do Estado.        
Nos últimos dias, Marumbi foi contemplado com recursos do governo do Estado em diferentes áreas.