COLUNAS

min de leitura - #

Natal de luz em Apucarana

Editoria de Política

| Edição de 06 de dezembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

  
Os atrativos do Natal de Luz de Apucarana estão contribuindo para fomentar o movimento e as vendas no comércio da cidade. O prefeito Junior da Femac (PDT) disse ontem que vem acompanhando o dia a dia do comércio apucaranense, principalmente da área central. “Além de trazer alegria às crianças com a Casa do Papai Noel e os passeios de trenzinho, o nosso Natal de Luz com a ornamentação e atrativos culturais também atrai as famílias de Apucarana e da região”, comentou Junior da Femac. O prefeito acrescenta ainda que outro importante objetivo está sendo alcançado, com a geração de empregos extras neste final de ano. O comércio de Apucarana passou a funcionar no período noturno a partir de ontem.

Despedida O pioneiro Mário Ross (94 anos), sepultado ontem em Apucarana, teve uma concorrida despedida no plenário da Câmara Municipal. O ex-vereador e ex-presidente da Câmara teve sua trajetória marcada principalmente por um forte engajamento nas causas filantrópicas. O decreto de luto oficial em Apucarana foi assinado anteontem pelo prefeito Junior da Femac e publicado ontem no Diário Oficial do Município. 

Caminhão O decano da comunicação apucaranense, radialista Antônio Penharbel Filho, lembrou que por 45 dias Mário Ross foi prefeito de Apucarana, na década de 60, no mandato do ex-prefeito Marino Pereira. “Foi ele quem viabilizou o primeiro caminhão de combate a incêndios da cidade. “Na época, ele reformou um caminhão da prefeitura, pintou de vermelho e acrescentou Administração Mário Ross”, lembrou o radialista.

Lar dos idosos Outra passagem interessante, lembrada ontem durante o velório de Mário Ross, foi a sua vigorosa intervenção para evitar que o Lar São Vicente de Paulo fosse derrubado, durante a construção do Lago Jaboti. Na época o projeto foi alterado para que o lar dos idosos fosse mantido no mesmo local. A curva - em formato de “S” - que contorna a Condomínio Cerejeiras e o Lar São Vicente de Paulo foi “obra” de Mário Ross. 

Luísa no Vale A deputada federal Luísa Canziani (PTB) estará hoje em Apucarana e região. A deputada participa de solenidade, às 11 horas, no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) para entrega de equipamentos e mobiliário. Estará presente o presidente do Cisvir, Aquiles Takeda (PV), prefeito de Marilândia do Sul. Para a compra dos equipamentos foi destinada emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão. Mais de R$ 600 mil foram pagos.
Consultório Com a aquisição dos equipamentos, o Cisvir abrirá um novo consultório oftalmológico em Apucarana. Também será destinado um aparelho de ultrassom para a unidade do Cisvir de Arapongas. O consórcio atende direta e indiretamente cerca de mil pessoas por dia e, agora, além de ampliar o atendimento, será reduzido o tempo de espera por uma consulta e para a realização de exames ou procedimentos.

Natal em Kaloré O prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva (PSDB), espera grande público na chegada do Papai Noel à cidade, neste sábado, a partir das 20 horas. Será na praça central, que foi toda iluminada e preparada para os festejos natalinos e de final de ano. Também serão acesas as luzes coloridas que foram instaladas em toda a cidade. Segundo o prefeito, tudo foi preparado para que as famílias curtam o Natal e Ano Novo na própria cidade.

Boca Aberta I O deputado federal Alexandre Leite (DEM/SP) apresentou no Conselho de Ética da Câmara parecer recomendando a cassação do deputado Boca Aberta (PROS). O processo foi aberto a pedido do PP, que acusou o parlamentar de adotar “procedimento incompatível ao decoro ao adentrar ambiente hospitalar sem autorização, expondo pessoas em rede social.” O PP refere-se a uma gravação, feita pelo parlamentar num hospital em Jataizinho, na qual ele mostra um médico dormindo na sala de descanso. Ele acusou o médico de estar dormindo em serviço.

Boca Aberta II O deputado Boca Aberta apresentou defesa escrita ao Conselho de Ética em que afirma que “é garantido ao deputado o poder de fiscalizar e expressar opiniões”. No parecer, o relator apontou que o paranaense teria cometido “abuso de autoridade”, além agir com “má-fé” e adulterar provas. Segundo Alexandre leite, sem constrangimento, Boca Aberta apresentou provas adulteradas, manipulou a verdade dos fatos e tentou conduzir depoimento de testemunhas, tudo para sustentar suas manifestações inverídicas”.

Vapt Vupt

A Câmara de Vereadores de Arapongas realiza sessão extraordinária hoje, às 11 horas, com vários projetos.         
Entre os projetos da ordem do dia da Câmara de Arapongas está o que proíbe fogos de artifício com estampidos.       
No Vale do Ivaí, várias câmaras de vereadores também estão realizando sessões extraordinárias.       
Legislativos municipais estão com pacotes de projetos de lei que precisam ser votados ainda neste ano.