COLUNAS

min de leitura - #

No centro das discussões

Editoria de Política

| Edição de 21 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nesta quinta-feira, Apucarana será sede de grande concentração de prefeitos, vereadores, deputados e lideranças políticas de todo o Norte do Paraná, do Vale do Ivaí e de outras regiões do Estado. Importantes eventos serão realizados desde o início da manhã, durante a tarde e à noite. Estão marcados para hoje o curso de Agente Municipalista, na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil; Encontro Regional das Mulheres Rurais, na Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea); entrega do Diploma de Mérito em Tarefas Comunitárias ao Núcleo Regional da Educação (NRE) pela Câmara de Vereadores, no Cine Teatro Fênix, com a presença da secretária estadual da Educação, Ana Seres Comim; e Encontro Regional do PSD, à noite, no Clube 28 de Janeiro, com a presença do deputado estadual e pré-candidato ao governo do Estado, Ratinho Júnior. 

Ratinho Jr. O deputado estadual Ratinho Júnior (PSD), ex-secretário estadual do Desenvolvimento Urbano, deverá cumprir extensa agenda nesta quinta-feira, em Apucarana. Sua assessoria ainda não fechou a programação, mas é possível que ele tenha compromissos pela manhã, à tarde e à noite.

Compromissos Entre os compromissos que Ratinho Júnior pretende cumprir em Apucarana, nesta quinta, estariam reuniões em separado com prefeitos do Vale, presença no Encontro das Mulheres Rurais, na homenagem ao Núcleo Regional da Educação e no Encontro Regional do PSD, à noite.

Desafetação A Câmara de Arapongas realizou sessão extraordinária ontem, porém não votou o projeto de lei do Executivo que dispõe sobre desafetação de imóveis para posterior venda. Projeto ficou para ser votado nas sessões de hoje e amanhã. Ontem foram votados outros projetos que estavam na pauta.

Esclarecimento Segundo o presidente da Câmara de Arapongas, Osvaldo Alves dos Santos (PSC), o Osvaldinho, o prefeito Sérgio Onofre (PSC) preferiu se reunir com vereadores e explicar melhor o projeto da desafetação para tirar qualquer dúvida. Ele assegurou que não se trata de venda de imóvel do município.

Banco do Brasil Lideranças políticas, empresariais e rurais de Rio Branco do Ivaí estão na bronca contra a direção do Banco do Brasil. Bandidos explodiram a agência no dia 3 de fevereiro deste ano e até hoje continua fechada. O prefeito Gerôncio Rosa (PTB) diz que fez inúmeros contatos com o banco, mas sem solução.
Doação de pães A vereadora Elenice Barriquelo (PP) apresentou indicação na Câmara de Cambira sugerindo ao Executivo Municipal a doação de três pães por dia por família de servidor municipal que receba menos de um salário mínimo regional (R$ 1.190). Ela considera o ato uma forma de melhorar a cesta básica.

FPM menor Prefeituras receberam ontem a segunda parcela de setembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante creditado nas contas municipais registrou uma queda de 16,15% em relação a igual período do ano passado, sem contar a inflação. Com a inflação a retração sobe para 18,09%.

Estimativa A Secretaria do Tesouro Nacional estima que o FPM deste mês será 16% menor que o montante transferido em agosto. Setembro é, tradicionalmente, período de menor arrecadação do ano. O Fundo também pode apresentar redução nos próximos meses. A Confederação Nacional dos Municípios recomenda aos prefeitos muita cautela, porque o cenário é de incertezas.

Troca de presídio O advogado do deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Délio Lins e Silva, afirmou ontem ter apresentado um novo pedido para que Cunha deixe a prisão em Curitiba (PR) e fique preso em definitivo em Brasília (DF), para onde foi transferido somente para prestar depoimento. Délio Lins deu a informação ao deixar o prédio da Justiça Federal no Distrito Federal.

“Troféu de Moro” O advogado Délio Lins e Silva argumenta, por exemplo, que o juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, trata Eduardo Cunha como um “troféu”. Diz também que a ex-mulher de Cunha, os três filhos deles e os advogados moram na capital federal. O ex-presidente da Câmara prestaria depoimento ontem, mas o interrogatório foi adiado para dia 9 de outubro.

Vapt Vupt

O Senado aprovou, em segundo turno, a proposta que simplifica a prestação de contas de pequenos municípios        
A medida favorece a adoção de regras mais simples para a celebração de convênios e transferências de créditos da União e estados.  
Ex-prefeitos da região já tiveram prestações de contas reprovadas por tribunais de contas por simples falhas burocráticas.
De acordo com ex-prefeitos, corrigir falhas técnicas e burocráticas de prestações de contas dá mais trabalho ainda.