POLÍTICA

min de leitura - #

No mesmo partido

Da Redação

| Edição de 25 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito reeleito de Cambira, Emerson Toledo não trocou de partido para disputar a reeleição. Eleito em 2016 pelo então PMDB, continuou na sigla em 2020, mesmo com alteração de PMDB para MDB. Embora fiel ao seu partido, Toledo em momento algum se posicionou como adversário político do ex-governador Beto Richa (PSDB) ou do atual do governador Ratinho Junior (PSD). Ao contrário, o prefeito cambirense sempre teve as portas do Palácio Iguaçu abertas e obteve muitas conquistas importantes para o município, ao longo dos últimos anos, o que, aliás, foi determinante para sua reeleição com mais de 54% dos votos válidos contra apenas 35% de André Barriquelo (PSD).

Procura por cargos
O prefeito reeleito de Apucarana, Junior da Femac (PSD), dia após dia, recebe uma pilha de currículos de ex-candidatos a vereador que não se elegeram, em busca de um cargo na Prefeitura. Até mesmo atuais vereadores que não se reelegeram esperam um convite do prefeito para assumir algum posto no Executivo. Junior até agora não disse não para nenhum dos pedidos, mas também não disse sim. O prefeito deverá fazer algumas mudanças pontuais em sua equipe de governo a partir de janeiro de 2021, sem, no entanto, adiantar que alterações seriam essas. Por ora, a única confirmação é a ida do vice-prefeito eleito Paulo Sérgio Vital (Pros) ao gabinete, na secretaria de governo.

Com a Canziani
Por erro desta coluna, foi dito que o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC) estaria acompanhado do deputado federal Pedro Lupion (DEM), na assinatura de convênio ontem em Brasília, para construção de duas trincheiras sob a passagem de nível ferroviário no anel central da cidade. Na verdade, o convênio foi conseguido pela deputada federal Luísa Canziani (PTB), que acompanhou o prefeito araponguense no ato. Sérgio, que deve estar de volta hoje à Arapongas, diz estar confiante que a liberação dos recursos aconteça o mais breve possível, para que tão sonhadas obras saiam efetivamente do papel e mude de vez o sistema viário, hoje estrangulado pelo trem.
Eficácia da vacina
O Paraná poderá sair na frente na vacinação contra o covid-19. É que o convênio firmado pelo governador Ratinho Junior com o governo russo para produção da vacina chamada de Sputnik, tem tudo para gerar as primeiras doses da imunização no primeiro trimestre de 2021. A vacina russa já provou ter mais de 95 por cento de eficácia, de acordo com os testes já realizados. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que desde já mostra preocupação com as aglomerações de fim de ano e temporada de verão nas praias paranaenses, embora a vacinação só ocorra após o fim da temporada não deixa de ser uma grande esperança no controle da doença em todo Estado.

Posse mais enxuta
Ainda não está definido o local de posse do prefeito de Apucarana, Junior da Femac no dia primeiro de janeiro de 2021. Ao contrário do que ocorreu na posse do segundo mandato do ex-prefeito Beto Preto, em primeiro de janeiro de 2017, com centenas de pessoas presentes no Cine Teatro Fênix, desta feita para evitar aglomerações por conta da pandemia do coronavírus, a cerimônia deverá ser mais restrita, incluindo a sessão de abertura do legislativo, posse de seus integrantes e a consequente eleição da mesa executiva. Caso se confirme o Cine Teatro Fênix como local da posse, haverá uma redução da ocupação e separação de cadeiras, com o devido distanciamento social.

CASO MAURO - Até hoje a Polícia de Apucarana não conseguiu elucidar o caso do assalto à casa do vereador Mauro Bertoli (DEM), apesar de já ter passado muitos dias do ocorrido, quando três assaltantes armados invadiram a casa do edil, rendendo ele, sua esposa e uma filha que estão até hoje traumatizados. Por que de tanta demora?
SEM REVANCHISMO - O prefeito eleito de Jandaia do Sul, Lauro Junior (PSL), apesar de não ter tido o apoio do atual prefeito Ditão Pupio (PSC), garante que sua administração será republicana, sem revanchismo e buscando sempre o apoio de todos segmentos da sociedade e da política, para o bem da população.
PADRE ROBERTO - Muito elogiada a entrevista do monsenhor Roberto Carrara ao apresentador do Jornal da Tribuna, Gustavo Marçal. Padre Roberto, como é mais conhecido, foi pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, de Apucarana, por quase 50 anos. Na entrevista ele contou toda sua trajetória de vida.
ELEIÇÃO NA ACIA - Na próxima eleição da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana pode haver bater chapa, se a atual diretoria insistir em manter o mesmo grupo que está comandando a entidade há 20 anos. É preciso oxigenar a ACIA, para dar oportunidade que outros filiados também participem.