COLUNAS

min de leitura - #

Nomes para o Senado

Editoria de Política

| Edição de 10 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Pelo menos por enquanto, no Paraná, apenas dois partidos estariam dispostos a lançar ‘chapa pura’ na dobradinha ao Senado. Depois do PSL, do presidenciável Jair Bolsonaro, que tem Fernando Francischini e Wilson Picler como pré-candidatos para concorrer às duas vagas paranaenses abertas neste ano no Senado, o PSOL também deve lançar dois candidatos. A legenda decidiu pela candidatura de Rodrigo Tomazini e Jacqueline Parmigiani ao Senado e Professor Piva ao governo do Estado. Os outros pré-candidatos até agora são Beto Richa (PSDB) e Alex Canziani (PTB), que devem sair em dobradinha apoiando a candidatura da governadora Cida Borghetti (PP) à reeleição; Ney Leprevost (PSD) e Christiane Yared (PR), que apoiam a candidatura de Ratinho Júnior (PSD) ao governo; além de José Maria Boni (PRTB), Flavio Arns (Rede) e Professor Oriovisto (Podemos).

Prazo reduzido A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou ontem, em terceira e última votação, projeto de resolução que altera dispositivos do Regimento Interno da Casa. A alteração reduz de 48 para 24 horas o prazo de convocação de sessões extraordinárias para votação de projetos de lei em regime de urgência.

Celeridade Segundo a mesa executiva da Câmara de Apucarana, presidida pelo vereador Mauro Bertoli (DEM), a redução do prazo para convocação de extraordinárias visa dar mais celeridade na votação de projetos. A proposta teve voto contrário dos vereadores Professor Edson (PPS), Rodolfo Mota (PSD) e Gentil Pereira (PV).

Polêmica O projeto de resolução que reduz prazo para convocação de extraordinárias na Câmara de Apucarana acabou gerando discussão entre os vereadores contrários e os favoráveis. Enquanto os contrários consideram que o tempo é muito curto para análise de projetos, os favoráveis acham que não, que é tempo suficiente.

Julho Dourado I A governadora Cida Borghetti (PP) sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Cobra Repórter (PSD), que institui o “Julho Dourado”, que passa a ser a Lei Nº 19.472 de 2018, válida para todo o Estado do Paraná. A lei torna o julho um mês de reflexão e promoção de eventos sobre a saúde de cães e gatos e de alerta para a prevenção de zoonoses.

Julho Dourado II Segundo a lei, o Julho Dourado será inserido no Calendário Oficial de Eventos do Paraná, devendo ser realizadas ações que promovam a qualidade de vida de animais de rua e domésticos. Também devem ser realizadas palestras, seminários e campanhas para orientar e prevenir doenças transmitidas pelos animais e de adoção.

Caso Barbosa O senador e pré-candidato à Presidência da República Alvaro Dias (Podemos) lamentou a desistência de Joaquim Barbosa (PSB) da disputa deste ano, mas afirmou que poderá herdar votos que seriam do ex-ministro aposentado do STF. Dias afirmou, contudo, que a ausência de Barbosa empobrece o debate eleitoral, mas deixa o espaço aberto para o campo da ética.

Extensão do foro I O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), quer expandir a todas autoridades com prerrogativa de foro especial, das três esferas de poder, o alcance da decisão da Corte que restringiu o foro privilegiado a deputados e senadores. Toffoli propõe que o entendimento aplicado a deputados e senadores seja estendido a todas as autoridades com foro privilegiado previsto na Constituição. 

Extensão do foro II Toffoli lembrou que hoje existem cerca de 55 mil autoridades com alguma prerrogativa de foro especial no Brasil. Desse número, a Constituição prevê o foro privilegiado de 38.431 autoridades, entre ocupantes de cargos nos três Poderes. As demais 16.559 têm a prerrogativa prevista somente em constituições estaduais, como secretários e vereadores.

Recurso de Lula I O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem contra o recurso no qual o ex-presidente Lula pede para ser solto. Mendes acompanhou o voto do relator Edson Fachin, que negou provimento ao recurso. O ministro Dias Toffoli também rejeitou o pedido. Com isso, há maioria para que Lula continue preso.

Recurso de Lula II O julgamento, iniciado na última sexta-feira, ocorre no plenário virtual. O prazo para que seja concluída a análise do recurso termina hoje, às 23h59. No julgamento virtual, os ministros apresentam seus votos pelo sistema eletrônico sem se reunirem presencialmente. O plenário virtual funciona 24 horas por dia e os ministros podem acessar de qualquer lugar. 

Vapt Vupt

A vereadora Márcia Sousa (PSD) faltou à sessão extraordinária da Câmara de Apucarana ontem.  
Em ofício enviado à mesa executiva da Câmara, Márcia Sousa justificou problemas de saúde.     
Na sessão extraordinária anterior da Câmara de Apucarana foi o vereador Poim (PSB) que faltou.
O vereador Poim estava em Curitiba tratando de liberação de recursos para Apucarana.