COLUNAS

min de leitura - #

Nova escola surpreende

Editoria de Política

| Edição de 24 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A entrega das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal Dinarte Pereira Araújo, na manhã de ontem, no Parque Biguaçu, em Apucarana, causou ótima impressão às pessoas que viram a transformação do prédio e demais setores. O pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, Monsenhor Roberto Carrara, disse que “gostaria de ser criança novamente para poder receber a educação e o conforto que os pequenos têm hoje aqui, com um ambiente agradável, alimentação de qualidade, transporte escolar, material e uniforme”. Segundo Carrara, esse investimento da gestão municipal certamente vai gerar muitos frutos positivos na vida das crianças apucaranenses.

Segurança Gerson Sena, presidente da Associação de Pais, Mestres e Funcionários (APMF) da Escola Dinarte Pereira, discursou no evento e disse que seu filho estuda nessa escola há sete anos. “Eu acompanhei a obra e posso dizer aos demais pais que eles podem deixar suas crianças aqui com tranquilidade, pois a escola tem segurança, ambiente saudável e educação de qualidade”, pontuou Sena. 

Investimentos Lucynete Bertasso, diretora da Escola Dinarte Pereira, disse que não foi apenas uma reforma e ampliação, ganhamos uma nova escola, tamanha a transformação. “Outro dia um pai de aluno me perguntou o que era feito com o dinheiro da educação nas gestões anteriores. Eu respondi que não sabia mas que, nesta gestão, o dinheiro da educação é gasto, efetivamente, na educação”, comentou a diretora.

Exemplo “Se o País investisse em educação como Apucarana faz, o Brasil certamente seria outro”, opinou o presidente da Câmara, Luciano Molina (Rede). Segundo ele, as escolas municipais têm muitos materiais pedagógicos que os colégios particulares não têm. “Exemplo disso é a pirâmide alimentar que está exposta aqui no refeitório. Não é a toa que Apucarana tem o melhor Ideb do Paraná”, disse.

Mais uma Ao entregar as obras da Escola Dinarte Pereira Araújo, o prefeito Junior da Femac disse que nada teria acontecido na educação se não houvesse decisão e vontade política. “O mérito é da gestão Beto Preto e nós estamos dando continuidade a esse trabalho. Tanto que no próximo sábado vamos inaugurar mais uma obra na Escola João Batista, no Jardim Capanema”, anunciou Junior.

Sessão Como acontece toda segunda-feira, a Câmara de Vereadores de Apucarana realiza amanhã, às 16 horas, a sua sessão ordinária. Da pauta constam seis projetos de leis e cinco requerimentos. O projeto do vereador Deco (PR), que obriga bancos a disponibilizar estacionamento gratuito para os clientes, será votado em segunda discussão.

Homenagem Durante a sessão da Câmara de Apucarana, amanhã, será feita a entrega da Moção de Aplausos à diretoria do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont pelo trabalho de formação das crianças e adolescentes pautada nos princípios da ética e do respeito aos valores sócio-culturais e políticos. O projeto é da vereadora Márcia Sousa (PSD).

Boca Aberta I O deputado federal Boca Aberta (Pros) se envolveu numa confusão com o vereador Amauri Cardoso (PSDB), ontem pela manhã em Londrina. Durante uma discussão na Avenida Juscelino Kubistchek, o vereador agrediu Boca Aberto com um soco no rosto. O deputado foi levado ao pronto-socorro do Hospital do Coração com suspeita de fratura no nariz.

Boca Aberta II Boca Aberta e o vereador participavam da Conferência Municipal da Saúde. Amauri criticou o deputado durante seu discurso, por conta de um vídeo em que Boca Aberta acorda um médico durante plantão no Hospital São Camilo, em Jataizinho. Após o discurso, Boca Aberta foi tirar satisfação do vereador, quando começou a briga. Amauri também afirma ter sido agredido.

Sem visitas O ex-presidente Michel Temer (MDB), o ex-ministro e ex-governador do Rio de Janeiro, Moreira Franco (MDB), e o coronel João Batista Lima Filho, amigo pessoal do ex-presidente, têm que passar este primeiro final de semana presos no Rio de Janeiro sem permissão para receber visitas.

Barrado Ontem, Gustavo Guedes, amigo e advogado da parte eleitoral de Michel Temer, não pode vê-lo porque visitas não estão sendo permitidas nos fins de semana na Superintendência da Polícia Federal, no Centro da capital fluminense. Ele apenas deixou um livro, sobre Winston Churchill, para ser entregue ao presidente.

Vapt Vupt

O Tribunal de Contas e o Ministério Público do Paraná estão de olho no excesso de diárias em Câmaras e Prefeituras.
Alguns vereadores do Vale do Ivaí já foram alvo de ações por improbidade administrativa por parte do MP.
Na maioria dos casos, vereadores pegam valores de diárias para participar de cursos fora da sua cidade.
No caso dos prefeitos, gastos com diárias são feitos de modo geral com viagens a Curitiba e Brasília.