COLUNAS

min de leitura - #

Nova identidade

Editoria de Política

| Edição de 16 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Senado Federal aprovou nesta semana Projeto de Lei da Câmara dos Deputados que cria a Identidade Civil Nacional (ICN). O documento reunirá dados biométricos e civis, como Registro Geral (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor. Com a aprovação, o projeto segue para sanção presidencial. De acordo com o projeto encaminhado pelo Poder Executivo, será dispensada a apresentação dos documentos que lhe deram origem ou nele mencionados e será emitido pela Justiça Eleitoral, ou por delegação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a outros órgãos. Nesse documento, que será impresso pela Casa da Moeda, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) será usado como base para a identificação do cidadão. Já os documentos emitidos pelas entidades de classe somente serão validados se atenderem aos requisitos de biometria e de fotografia conforme o padrão utilizado.

Encontro O prefeito Beto Preto (PSD) está enviando e-mails a todos os prefeitos do Paraná. Ele agradece a presença de muitos no lançamento regional/Paraná do IV Encontro dos Municípios com Desenvolvimento Sustentável (EMDS), realizado em Apucarana. E pede para que participem do evento em Brasília, de 24 a 28 deste mês.

Debate No IV EMDS, o prefeito Beto Preto, que está assumindo a vice-presidência para a área de saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), atuará como moderador de um debate sobre os rumos do Sistema Único de Saúde (SUS). Do evento participam o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e prefeitos e secretários de saúde.

Nota de pesar O prefeito Beto Preto publicou ontem nota de pesar pela morte do maestro Daniel de Souza. “É com profundo pesar que recebemos a notícia do passamento do Maestro Daniel. Por décadas ele comandou a Banda Municipal e contribuiu na formação de dezenas de músicos apucaranenses”, lamentou Beto Preto.

Pedindo apoio O presidente da Câmara de Apucarana, vereador Mauro Bertoli (DEM), acompanhou o prefeito Beto Preto na distribuição de ovos de chocolate nas escolas municipais, na quinta-feira. Beto Preto pediu a Bertoli apoio da Câmara para projetos que serão encaminhados nesta semana.

Parceria De acordo com o prefeito Beto Preto, é importante que Executivo e Legislativo continuem com uma boa parceria para realização de obras e serviços em Apucarana. Mauro Bertoli garantiu que todos os vereadores estão prontos para dar suporte necessário aos trabalhos do Executivo.
Sessão A Câmara de Apucarana realiza sessão ordinária amanhã, às 20 horas. Entre as matérias consta um projeto de Lucas Leugi (Rede), subscrito por outros vereadores, que proíbe a Sanepar e a Copel cortar água e luz de usuários inadimplentes nos finais de semana e véspera de feriados.

Richa em Ivaiporã O governador Beto Richa (PSDB) vai estar em Ivaiporã nos próximos dias, para o lançamento das obras do Hospital Regional. A informação é do prefeito Miguel Amaral (PSDB), que já fez convite ao governador. O secretário da Saúde, Michelle Caputo Neto, também estará presente.

Recursos Nesta semana, o prefeito Miguel Amaral esteve em Curitiba, onde participou de evento com o governador Beto Richa. No encontro, Amaral conseguiu a liberação de R$ 1,5 milhão em financiamento do Estado para aquisição de equipamentos rodoviários para Ivaiporã.
 
Carro próprio O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), tem viajado por interesse do município a Curitiba e cidades da região com seu carro particular e com combustível e gastos de estadias bancados pelo seu próprio bolso. Segundo ele, é preciso evitar despesas para a Prefeitura.

Servidores Ilton Kuroda afirma que também empresta seu veículo particular para que servidores da Prefeitura de Rosário do Ivaí possam viajar pela região a serviço do município. Da mesma forma, quem banca o combustível é o prefeito. Segundo ele, servidores têm que viajar com segurança.

Vapt Vupt

Prefeitos do Vale do Ivaí estarão quinta-feira desta semana, véspera de feriado, em Apucarana.          
Prefeitos vão participar em Apucarana da reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).        
Apesar do feriadão da Páscoa, muitos prefeitos preferiu ficar em suas cidades resolvendo problemas.      
Em alguns municípios, administrações municipais encontram dificuldades para colocar a casa em ordem.