POLÍTICA

min de leitura - #

Nova UBS do Interlagos

Da Redação

| Edição de 25 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, inauguram na manhã de hoje, a partir das 9 horas, a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Interlagos. O novo prédio vai substituir a sede da UBS que funcionou até agora em imóvel alugado, e terá capacidade para atender também outros três bairros da região. A UBS, que recebe o nome da ex-servidora da saúde pública de Apucarana, Elaine Mazur, tem 302 metros quadrados e recebeu investimentos de R$ 660 mil. O prédio dispõe de três consultórios, dois gabinetes odontológicos e demais dependências. “A nossa gestão na saúde tem investimentos contínuos para garantir melhor atendimento aos usuários”, assinala o prefeito Junior da Femac.

Festa na Praça A festa comemorativa aos 76 anos de Apucarana tem sequência hoje na Praça Rui Barbosa, com barracas de gastronomia e os shows de Pérola Crepaldi e da dupla Vitor e Vanutti, no palco alternativo. O evento principal do dia é a Prova Pedestre 28 de janeiro que começa às 16 horas com a “vinteoitinha”. Às 19 horas acontece a largada da prova dos 5 km; e às 20h15, a prova principal dos 10 km. Um grande público é esperado para os eventos de hoje.

Ônibus na festa A Viação Apucarana Ltda (VAL) anuncia para os quatro dias da festa de aniversário de Apucarana ônibus extras para todos os bairros, ao final dos shows na Praça Rui Barbosa. Os usuários devem se dirigir ao terminal urbano, após o encerramento dos shows, quando os carros estarão saindo para atender as principais linhas de transporte coletivo na cidade. O objetivo é facilitar a volta das pessoas para suas casas. 

Assédio Durante sua passagem ontem por Novo Itacolomi, onde inaugurou 42 casas populares, o governador Ratinho Junior (PSD) foi bastante assediado por lideranças políticas e comunitárias, além de prefeitos da região. Na maioria, era, pré-candidatos a prefeito ou a vereador nas eleições deste ano, tentando tirar fotos para uso durante a campanha eleitoral. Ratinho Junior atendeu a todos que o procuraram.

Prestígio Aliás, muitos prefeitos do Vale do Ivaí e de outras cidades do norte do Paraná prestigiaram a visita do governador Ratinho Junior, ontem, a Novo Itacolomi. O governador, inclusive, recebeu de presente do prefeito local Moacir Andreola (PSD) cestas de produtos que fazem parte da produção agrícola e industrial do município, com destaque para o tradicional doce de banana.

Otimista O prefeito de Jandaia do Sul, Benedito José Púpio (PSC), o Ditão Púpio, está otimista com a possibilidade de fechar seu último ano de mandato “com chave de ouro”. Segundo ele, o município está com todas as finanças sob controle, com todas as contas em dia e com muitas obras para iniciar e ser licitadas. Ele espera também concluir seu programa de governo antes das eleições de outubro, para depois preparar o encerramento do exercício de 2029.

Diferente O prefeito Ditão Púpio observa que, quando assumiu o cargo no primeiro mandato enfrentou muitas dificuldades em função dos muitos problemas que encontrou. Mas hoje, conforme assinala, a Prefeitura está bem arrumada e é assim que ele pretende entregar o cargo ao seu sucessor. “Seja quem for o eleito, o futuro prefeito vai pegar uma prefeitura diferente daquela que pegamos”, garante o prefeito de Jandaia do Sul.

Emendas Deputados federais e senadores têm até o dia 4 de fevereiro para indicar municípios que serão contemplados com emendas no Orçamento da União. Vale lembrar que, neste ano, já estão valendo as novas regras que estabelecem transferência direta dos recursos para os municípios, conforme Proposta de Emenda à Constituição (PEC) aprovada pelo Congresso. Há duas modalidades de repasse: as especiais e de finalidade específica.

Cadastro Conforme a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), até o dia 4 de fevereiro os valores das emendas e os municípios beneficiados devem estar cadastrados no Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento (Siop). Por ser o último ano de mandato, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) sugere aos prefeitos que priorizem emendas especiais para custeio, que é um recurso limitado a 30% do orçamento de cada parlamentar.