COLUNAS

min de leitura - #

Novo acesso à cidade

Editoria de Política

| Edição de 06 de fevereiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após alguns meses de espera devido aos trâmites burocráticos da licitação e, em seguida, pela negociação de área para alargamento de via pública, tiveram início ontem as obras de drenagem e pavimentação asfáltica da Pinho Araucária. A avenida, que dá acesso à Sociedade Rural de Apucarana, foi pavimentada na década de 80 na modalidade conhecida à época como “anti-pó”, com a aplicação de uma camada de asfalto sobre base de piçarra. Não havia galerias pluviais e, em períodos de chuva, a água infiltrava causando fissuras e buracos no pavimento. “Agora com recursos do Programa Pró-Transporte, do Governo Federal, estamos reconstruindo a Avenida Pinho Araucária. Ao mesmo tempo, vamos refazer o asfalto e alargar a Rua Koey Tatessuji, que liga a Pinho Araucária com o Contorno Norte, criando um novo corredor de acesso à cidade”, comenta o prefeito Junior da Femac (PDT), acrescentando que será investido R$ 1,5 milhão.

Beto Preto A luta pela reconstrução da Avenida Pinho Araucária começou em 2017 pelas mãos do ex-prefeito Beto Preto, que buscou apoio do deputado federal Sérgio Souza (MDB). A verba foi conquistada junto ao Ministério do Desenvolvimento Regional, via Caixa Econômica Federal. Conforme prevê o prefeito Junior da Femac, a empreiteira responsável pela obra deve entregá-la até meados de agosto.

Educação A Prefeitura de Apucarana e a Autarquia Municipal de Educação iniciaram ontem a entrega do uniforme e do material escolar para as 12 mil crianças da Rede Municipal de Ensino. Foram investidos cerca de R$ 3 milhões. Este é o sétimo ano consecutivo que o município distribui o material e uniforme aos alunos. “Todas crianças do centro e dos bairros e distritos são tratadas com igualdade e isso também favorece a economia familiar”, assinala o prefeito Junior da Femac.

Lista para os pais O prefeito lembrou ontem, na entrega de uniformes, que teve uma época que não tinha a entrega de uniformes e sim era entregue aos pais uma lista que pedia até o papel higiênico para as crianças. Disse ainda que antes já se pensava na primeira festa da escola para arrecadar fundos e pagar conta de telefone da instituição. Segundo ele, a turma da lista ainda está na cidade e nesse ano de eleição eles devem aparecer na porta das pessoas vestidos de lobo em pele de cordeiro. 

Aliança pelo Brasil O coordenador em Apucarana da coleta de assinaturas pró criação do partido Aliança pelo Brasil, Marcos Dias, divulgou ontem um balanço dos trabalhos feitos terça-feira durante a permanência do ônibus da caravana na cidade. Segundo ele, neste dia foram coletadas 158 assinaturas e entregues 400 para serem preenchidas com reconhecimento de firma e posterior devolução. Nesta semana as fichas devem ser devolvidas à coordenação.
Sessão solene A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza sessão solene no próximo dia 12, às 19h30, no plenário do Legislativo. Na ocasião será entregue a Comenda Cidade Alta de Mérito Profissional Apucaranense ao “Coral Belas Mulheres Escolhidas por Deus” pelo trabalho que realiza junto a pessoas em tratamento de câncer. A proposta, aprovada pela unanimidade da Câmara, foi apresentada pelo vereador Lucas Leugi (Rede) e a lei sancionada pelo prefeito Junior da Femac.

Amuvi O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (PSD), está tentando agendar a presença do governador Ratinho Junior (PSD) nesta primeira reunião do ano da associação, que também será a última de Gallo na presidência. O encontro dos prefeitos deve acontecer nos próximos dias, quando Gallo entrega o cargo ao seu sucessor Washington Luiz da Silva (PSD), prefeito de Kaloré.

Prazo das emendas O Ministério da Economia prorrogou do dia 5 para dia 16 de fevereiro o prazo para deputados e senadores indicarem municípios para recebimento de emendas parlamentares. Neste ano há duas modalidades de repasses: especiais e de finalidade específica. Vale lembrar que as novas regras para transferência direta de recursos às prefeituras já estão em vigor. Por ser último ano de mandato, prefeitos podem optar por emendas especiais de custeio.

Votação adiada A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa adiou para a próxima terça-feira (11) a votação de proposta que pretende conceder o título de Cidadão Honorário do Paraná ao empresário catarinense Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. A reunião de ontem foi adiada porque a sessão do plenário da Casa foi antecipada para o período da manhã para liberar os deputados a irem para o Show Rural, em Cascavel. O projeto é de autoria do deputado Cobra Repórter (PSD).

Vapt |Vupt

Vários prefeitos da região foram visitar o Show Rural, que está sendo realizado nesta semana em Cascavel.     
Ontem, prefeitos da região participaram de encontro com o governador Ratinho Junior em Cascavel.         
Os gestores municipais estão realizando pesquisas para medir a aprovação de seus mandatos.         
A intenção é ter um diagnóstico da situação para apontar prioridades durante a campanha eleitoral.