CIDADES

min de leitura - #

Novo Itacolomi entre as 10 do PR na rede estadual

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Ideb avalia a educação em três fases. O município de Novo Itacolomi se destacou no ranking estadual e ficou entre as 10 melhores colocações do Paraná no ensino médio e também nos anos finais do ensino fundamental, ofertados na rede estadual de ensino.

No ensino médio, o município alcançou nota 5,3. Apenas os municípios de Maripá (5,8), Mercedes (5,7), Bom Sucesso do Sul (5,4), Serranópolis do Iguaçu (5,4) e Virmond (5,4) receberam notas maiores no Paraná. Nos anos finais do ensino fundamental, período do sexto ao nono ano, Novo Itacolomi obteve nota 6,1 no Ideb, ficando atrás apenas dos municípios de Maripá (6,3), São José da Boa Vista (6,3) e Virmond (6,3).
Segundo o diretor do Colégio Estadual São Tomé, Claudemir Francisco Rodrigues, o Miro, a escola evolui mais do que planejado. “Viemos do último Ideb com uma nota de 5,4 no fundamental e 4,4 no ensino médio”, comenta, destacando que houve um esforço coletivo. “É um trabalho de muitas mãos: da equipe, dos alunos e com apoio do NRE”, comenta. O diretor afirma ainda que a escola implantou um sistema de incentivo à resolução de tarefas de casa. “Nós temos um ‘dinheiro’ próprio na escola. Cada aluno que completa tarefas e tira nota máxima recebe essas moedas que são trocadas em brindes que nossa comunidade oferece para escola”, destaca. 
Entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, Apucarana e Arapongas também se destacam  nos anos finais do Ensino Fundamental. No Estado, Toledo obteve a melhor nota (4,9) nos anos finais do Ensino Fundamental, seguida por Guarapuava (4,7), Arapongas (4,6) e Campo Largo (4,6). Depois vieram Ponta Grossa, Apucarana, Curitiba, Umuarama e Maringá, todas com nota 4,5. Confira no quadro ao lado as notas de todos os municípios do Vale. (ADRIANA SAVICKI)