COLUNAS

min de leitura - #

Novo ministro no TSE

Editoria de Política

| Edição de 23 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 
O presidente Michel Temer nomeou o advogado Tarcísio Vieira de Carvalho para ocupar a cadeira de ministro titular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Assim como fez com Admar Gonzaga, nomeado no início do mês, o presidente antecipou a indicação do novo ministro. Ele ocupará a vaga a ser deixada no dia 6 de maio pela ministra Luciana Lóssio. É bom lembrar que os dois indicados por Temer vão participar do julgamento da ação que pede a cassação da chapa formada por ele e pela ex-presidente Dilma. O nome de Tarcísio Carvalho era o primeiro de uma lista tríplice feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e enviada a Temer. Também faziam parte dela os advogados Sérgio Silveira Banhos e Carlos Bastide Horbach. Tarcísio era ministro substituto do TSE desde 2014. O TSE é composto por sete ministros titulares.

Em Brasília O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), vai participar como mediador de duas mesas redondas que acontecem durante o IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, que será realizado a partir desta segunda-feira até dia 28, em Brasília.

Temas Na terça-feira pela manhã, no encontro de prefeitos em Brasília, o principal assunto de uma da mesa redonda será coleta e gerenciamento de resíduos sólidos. À tarde, o assunto será Sistema Único de Saúde, com a presença de presidentes de conselhos municipais e estaduais de saúde.

Farmácia Ainda em Brasília, Beto Preto, que vai assumir a coordenadoria de saúde da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), pretende elaborar ofício, em nome da FNP, pedindo ao Ministério da Saúde a manutenção das farmácias populares que o governo federal está fechando em muitos municípios.

Em Rosário O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Beto Preto, de Apucarana, marcou para o dia 26 de maio, em Rosário do Ivaí, a próxima reunião da associação. Para este encontro serão convidadas autoridades de segurança pública do Estado.

Segurança O assunto principal da próxima reunião da Amuvi será a falta de segurança nos municípios pequenos do Vale do Ivaí. A escolha de Rosário do Ivaí para sediar este encontro se dá justamente pelo fato de a cidade ter sido alvo de ataques a bancos, com bandidos fazendo reféns.
Previdência A Previdência Social, um dos principais temas que estão na pauta prioritária do Congresso Nacional e em evidência na sociedade, será discutida durante a XX Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece de 15 a 18 de maio em Brasília. A dívida previdenciária dos municípios também será debatida.

Luto I Aos 81 anos de idade, morreu sexta-feira à tarde na UTI do Hospital Santa Casa, de Maringá, o médico de Mandaguari, Osvaldo Alves, mais conhecido por “Dr. Osvaldo”. Em 1975 ele foi um dos perseguidos pela ditadura militar, tendo sido preso, torturado e cumpriu prisão por dois anos num quartel do exército em Curitiba.

Luto II Depois que deixou a prisão, Dr. Osvaldo retornou para Mandaguari. Devido às sequelas da tortura, ele mudou radicalmente seu modo de vida, fazendo voto de pobreza, prestando consultas médicas às pessoas carentes sem cobrar nada. Ele foi sepultado ontem à tarde em Mandaguari com grande acompanhamento.

Carteira A prefeita de Cruzmaltina, Luciana Bueno de Camargo (PSDB), anunciou nesta semana que nos próximos dias a Carteira de Trabalho deverá ser emitida no próprio município. A implantação do sistema está em fase de estudos. Atualmente trabalhadores precisam se deslocar a Faxinal para obter o documento.

Paciência O prefeito de Arapuã, Deodato Matias (PMDB), está pedindo paciência à população neste início de mandato, em função das dificuldades financeiras enfrentadas pelo Município. Ele considera, no entanto, que as estradas rurais estão sendo arrumadas e muitas conquistas virão, como a construção de 30 casas populares.

Vapt Vupt

Vários prefeitos do Vale do Ivaí estão indo para a Capital Federal neste início de semana.              
Em Brasília, prefeitos vão participar do encontro organizado pela Frente Nacional de Prefeitos.            
Não somente prefeitos, mas também vereadores do Vale irão participar do encontro em Brasília.      
 Prefeituras da região estão investindo na compra de terrenos para implantação de parques industriais.