COLUNAS

min de leitura - #

Novos empreendimentos

Editoria de Política

| Edição de 17 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os empresários da construção civil, Dival Ceranto e Darci Ceranto, visitaram nesta semana o prefeito em exercício Junior da Femac (PDT). Ambos teceram elogios à gestão, principalmente pelas recentes obras públicas anunciadas. Eles citaram as novas ligações da cidade com o contorno sul, por meio das ruas Cristiano Kusmaull e Nova Ucrânia; além da duplicação do trecho urbano da BR-376 em Apucarana, na saída para Curitiba. Atualmente, a empresa dos irmãos Ceranto está construindo o Edifício Fontana Di Trevi, na Rua Osvaldo Cruz. Segundo Dival Ceranto, as obras anunciadas estimulam a construtora a planejar novos empreendimentos em Apucarana. 

Cohapar O presidente da Companhia Paranaense de Habitação (Cohapar), Jorge Lange, estará em Apucarana na manhã de hoje para dar posse a Elisângela Costa Araújo no cargo de chefe do escritório regional. Junior da Femac, que irá recepcionar Lange, diz que Elisângela é funcionária de carreira da Cohapar e que o prefeito Beto Preto foi simpático à sua nomeação.

Reivindicações Dependendo de sua agenda no Norte do Estado, Jorge Lange poderá acompanhar Junior da Femac em visitas ao distrito de Caixa de São Pedro e ao Jardim Novo Horizonte. Na semana passada, o prefeito em exercício apresentou pedidos a Lange, visando a construção de casas no distrito e a regularização fundiária de imóveis do Novo Horizonte.

Bertoli na Capital O vereador apucaranense Mauro Bertoli (DEM) esteve em Curitiba nesta quarta-feira. Ele foi tratar de uma série de assuntos de interesse do município junto à Assembleia Legislativa do Paraná e ao governo do Estado. Bertoli manteve conversas com os secretários estaduais da Saúde, Beto Preto, e da Casa Civil, Guto Silva, e com o deputado estadual Tiago Amaral (PSB).

Projetos Com o deputado Tiago Amaral, Mauro Bertoli conversou sobre vários projetos que dependem de recursos do governo do Estado e recebeu dele o compromisso de ajudar no que for necessário. Na Casa Civil, Bertoli esteve acompanhado de Beto Preto no contato com Guto Silva. Na conversa foram discutidas várias propostas para Apucarana em diferentes setores.

Visita de Galo Cumprindo extensa agenda em Curitiba no início desta semana, o prefeito de Faxinal, Ylson Cantangallo (MDB), o Galo, esteve no gabinete do governador Ratinho Junior (PSD). Segundo o prefeito, Faxinal terá boas notícias nos próximos dias. Galo agradeceu a disposição do governador em atender os prefeitos. 
Confiança Já o governador Ratinho Junior aproveitou para agradecer a confiança da população faxinalense no seu trabalho e disse que vai fazer um grande trabalho no Vale do Ivaí. Ele reafirmou o compromisso de que vai procurar auxiliar a região na implantação de novas indústrias e melhorar a infraestrutura urbana.

Polêmica I Ofício enviado à Secretaria de Estado da Saúde pelo prefeito de Nova Tebas, Clodoaldo Fernandes dos Santos (PSC), que preside o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região de Ivaiporã, está gerando polêmica. O ofício pede que a chefe da 22ª Regional de Saúde nos últimos quatro anos, Eleane Rother, não seja reconduzida ao cargo. O ofício teria sido decido em assembleia do consórcio.

Polêmica II O ofício enviado à Secretaria da Saúde diz ainda que a chefia da 22ª RS deveria ser decidida em conjunto com os prefeitos. Eleane Rother foi uma indicação do ex-prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil. Segundo ofício do prefeito de Nova Tebas, há um descontentamento da maioria dos prefeitos do consórcio de saúde em relação ao seu trabalho.

Polêmica II O ex-prefeito de Ivaiporã, Carlos Gil (PSDB), contesta o teor do ofício, alegando que vários prefeitos ligaram para ele dizendo que não concordam com a nota em relação ao trabalho de Eleane Rother e que a nota é mentirosa quando fala que tem o apoio dos prefeitos. Segundo Gil, o relatório mostra a boa gestão de Eleane. Na sua opinião, Clodoaldo dos Santos deveria se preocupar mais com a gestão do consórcio, “que foi desastrosa”.

Na Funai O general Franklimberg Ribeiro de Freitas foi o nome escolhido pelo governo Jair Bolsonaro para presidir a Fundação Nacional do Índio (Funai). O militar, de origem indígena, reassume o comando do órgão após indicação da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves.

Vapt Vupt

A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí esteve em Curitiba no decorrer desta semana em visita ao Palácio Iguaçu.         
Em Curitiba, prefeitos foram recebidos em audiências pelo governador Ratinho Junior e secretários.       
Embora isoladas, as chuvas dos últimos dias têm atrapalhado o trabalho de recuperação de estradas na região.         
Prefeitos correm contra o tempo para deixar as estradas em condições para escoamento da safra e transporte escolar.