COLUNAS

min de leitura - #

Novos investimentos

Editoria de Política

| Edição de 13 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

 O governo federal anunciou ontem medidas que preveem investimentos em infraestrutura nos estados e municípios. Em solenidade no Palácio do Planalto, foi assinada uma medida provisória que institui um fundo para desenvolver estudos para viabilizar concessões e Parcerias Público-Privadas (PPPs) na área de infraestrutura nos estados e municípios. Segundo o Ministério do Planejamento, o objetivo é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população, como iluminação pública, saneamento e gestão de resíduos sólidos. O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), representou no ato a Frente Nacional de Prefeitos. “Vejo com otimismo o que foi proposto hoje (ontem), com um novo modelo para as concessões via parcerias público-privadas. Este tema é do interesse da Frente e de todos nós prefeitos, na medida que abrem novas perspectivas para viabilizar projetos”, avaliou. Segundo ele, as PPP´s também estarão acessíveis aos pequenos e médios municípios.

Condenação A sentença dada ontem pelo juiz Sérgio Moro, condenando o ex-presidente Lula a 9 anos e seis meses de prisão por corrupção, foi comemorada por movimentos em todo o País. Em Curitiba, a sentença virou motivo de festa para os grupos de apoio à Operação Lava Jato, com direito a bolo, champagne e queima de fogos. 

Segurança Em frente ao prédio da Justiça Federal do Paraná, a segurança foi reforçada depois da sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ontem. O local ficou com os portões semi-cerrados e três seguranças da Justiça, armados com espingardas, vigiaram a frente do prédio. O esquema deveria perdurar noite a dentro. 

Em Apucarana Integrantes do Grupo Cristãos pelo Brasil promoveram soltura de fogos na Praça Rui Barbosa, em Apucarana. Para André Romagnolli, integrante do grupo, a condenação de Lula foi acertada pelo juiz Sérgio Moro. Segundo ele, o País está nesta crise hoje em função da corrupção que se agravou desde o governo Lula. 

Combate à corrupção “Felizmente, a Justiça está mandando os corruptos e poderosos para a cadeia”, disse André Romagnolli. Para o integrante do Grupo Cristãos pelo Brasil, “Lula enganou o povo brasileiro e seu governo, mergulhado em corrupção, dilapidou o patrimônio público e levou o País ao caos econômico e social”. 

Parcelamento Prefeituras do Vale do Ivaí que têm dívidas com a Previdência Social já estão se mobilizando no sentido de pedir o parcelamento dos débitos em até 200 vezes, conforme Medida Provisória assinada pelo presidente Michel Temer (PMDB). O prazo para solicitação do parcelamento da dívida vai até o dia 31 de julho.
Descontos De acordo com a Medida Provisória assinada pelo presidente Temer, a dívida previdenciária dos municípios poderá ser parcelada em até 200 meses, com descontos de 80% nos juros de mora e 25% na correção. O parcelamento dos débitos neste patamar é uma conquista do movimento municipalista que vem já de alguns anos. 

Na Capital Os prefeitos Ilton Kuroda (PSC), de Rosário do Ivaí, e Gerôncio Carneiro Rosa (PTB), de Rio Branco do Ivaí, estiveram ontem na Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, em Curitiba, tratando de assuntos de interesse de seus municípios. Hoje eles recebem do governo do Estado viaturas para a Polícia Militar.

Crítica da CNBB A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com outras entidades, emitiu nota ontem criticando a aprovação da reforma trabalhista pelo Senado. A nota diz que o texto está crivado de inconstitucionalidades e representa “grave retrocesso social”. Nota é assinada também pela OAB e Ministério Público do Trabalho.

Pela denúncia I O deputado federal paranaense Rubens Bueno (PPS), que integra a CCJ da Câmara Federal, anunciou ontem que votará pelo prosseguimento da denúncia de corrupção contra o presidente Michel Temer. Segundo ele, é papel do Supremo, e não do Legislativo, julgar se há provas ou não que justifiquem o acatamento de denúncia. 

Pela denúncia II A posição do deputado federal Rubens Bueno, pelo acatamento da denúncia contra Temer, é a mesma definida nesta terça-feira pela bancada do PPS. “Sempre defendi que todo suspeito de corrupção fosse investigado. Não seria agora que eu atuaria para barrar o andamento de uma denúncia”, afirma Bueno.

Vapt Vupt

Neste ano que antecede as eleições, deputados estão percorrendo municípios para liberação de emendas.      
Emendas parlamentares animam os prefeitos da região que dependem de parcerias estaduais e federais.        
O deputado estadual Requião Filho (PMDB) anunciou que vai visitar 20 cidades nos próximos dias.        
A partir da próxima semana deputados federais e estaduais entram no período de recesso parlamentar.