CIDADES

min de leitura - #

NRE alerta para encerramento das matrículas

Vanuza Borges

| Edição de 05 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Oficialmente, as matrículas já deveriam ter encerrado de acordo com o cronograma 2017 da Secretaria Estadual de Educação (Seed). Porém, os colégios ainda estão com as inscrições abertas com o intuito de atender todos os estudantes. A chefe do Núcleo Regional (NRE), de Apucarana, Maria Onide Balan Sardinha, observa que os alunos inscritos até o dia 19 deste mês entram na contagem do sistema e dentro dos critérios estabelecidos para a formação das turmas.
“Até essa data fica mais fácil o aluno garantir a vaga na escola mais próxima da residência ou garantir as transferências de uma escola para outra, quando se tem vaga; antes do início do ano letivo”, explica.

Imagem ilustrativa da imagem NRE alerta para encerramento das matrículas

De acordo com Maria Onide, as turmas de sexto ano, por exemplo, podem ter até 25 alunos. Já as séries subsequentes, 30. “Não podemos deixar nenhum aluno sem matrícula a qualquer época do ano, porém até dia 19 de janeiro conseguimos fazer um direcionamento mais adequado, além de verificar de forma mais exata as contratações de professores”, pontua.
Por essas razões, a chefe do NRE chama a atenção para a importância de fazer a matrícula com antecedência. “Quem ainda não fez a matrícula, deve procurar uma instituição de ensino e fazer o quanto antes”, frisa.
Maria Onide adianta que o NRE, de acordo com as matrículas feitas até o início da semana, terá para o ano letivo de 2017, 25 turmas de sextos anos a mais que em 2016, em Apucarana.
“Esse volume maior é decorrente da mudança na legislação da Educação Básica, de 8 para 9 anos. Esses alunos estão sendo inseridos no sistema estadual agora. A Rede Municipal atendia o ensino de primeiro ao quarto ano e passou a atender até o quinto. Por sua vez, o estado de quinto ao oitavo e passou a atender de sexto ao nono. Este ano que acertou totalmente essa série”, explica.
A chefe do NRE comenta ainda que as matrículas afetam diretamente a contratação de professores pelo processo seletivo simplificado (PSS).
“Esse ano a distribuição de aulas acontece a partir do dia 1º de fevereiro já com as turmas efetivamente constituídas, e não com alunos estimados como acontecia anteriormente. Por isso, as escolas estão fazendo matrículas ainda”, analisa.
O ano letivo está previsto para começar a partir 15 de fevereiro. (VANUZA BORGES)