CIDADES

min de leitura - #

Número de CNHs suspensas diminui 64% na região

DA REDAÇÃO

| Edição de 13 de janeiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dados do Detran Paraná revelam uma queda expressiva na quantidade de suspensões da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nos municípios da região. Os dados de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã, mostram que em 2019, foram registradas 1.641 cassações diretas e por pontuação do documento. Já em 2020, esse número caiu para 589, uma queda percentual de 64%. Para autoridades de trânsito da região, a pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social refletiram diretamente nesses números.

Em Apucarana, foram suspensas 967 habilitações em 2019. Em 2020, o número foi de 346, uma queda de 64%. Em Arapongas, houve 576 registros de suspensões de CNH durante 2019. No ano seguinte foram apenas 243, uma queda de 57%. Ivaiporã teve queda de 100% nas autuações do tipo, já que em 2020, nenhuma CNH foi suspensa na cidade. Em 2019 foram 98.
Para o Major Vilson da Silva, do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Apucarana, as medidas de isolamento social determinadas pelo estado e municípios tiveram influência direta nos números. “Durante o evento da pandemia, em diversos momentos tivemos toque de recolher, com muitos estabelecimentos fechados a partir de determinados horários da noite, reduzindo também, o volume de venda e consumo de bebidas alcoólicas. Essas medidas, aliadas a uma menor circulação de pessoas nas ruas, podem ter influência direta nos dados, já que a embriaguez ao volante é uma das principais infrações de trânsito cometidas durante as noites e madrugadas com a pena de suspensão da CNH”, analisou.
O major garantiu ainda que os efeitos da pandemia refletiram diretamente no trânsito das cidades. “Analisando nosso dia a dia, nossas fiscalizações realizadas, ocorrências do tipo embriaguez e outras comuns durante as madrugadas, caíram consideravelmente e automaticamente, as suspensões do direito de dirigir também”, disse.
O secretário municipal de Segurança e Trânsito de Arapongas Paulo Sergio Argati, atribui a queda de 57% nas suspensões das CNHs da cidade a diversos fatores. “As infrações de trânsito estão diminuindo consideravelmente em Arapongas, podemos perceber isso através do monitoramento que fazemos através do ‘placar da vida’, que demonstrou uma queda considerável no número de acidentes na cidade. Isso se deve ao trabalho de fiscalização intenso que realizamos por toda a cidade, principalmente nos pontos de maior incidência de acidentes. Isso com certeza influencia nesses números também. Além disso, a pandemia influenciou por conta de uma menor circulação de pessoas nas ruas, principalmente nas noites, que é quando este tipo de ocorrência de infrações gravíssimas que suspendem a CNH acontece, como alta velocidade e embriaguez”, considerou.