OPINIÃO

min de leitura - #

O bom impacto da safra na economia do Paraná

Da Redação

| Edição de 01 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A boa notícia, na edição de ontem na Tribuna e em todo Estado, vem do campo. Segundo a primeira estimativa da safra de inverno divulgada pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a produção total de grãos no Paraná poderá chegar a 41,2 milhões de toneladas. 
O volume previsto nesta safra é 14% superior ao da safra 18/19. Se os números totais se confirmarem, esta será a segunda maior safra de grãos da história do Paraná, atrás apenas da safra 16/17, quando o Estado colheu 41,7 milhões de toneladas. 
Com 85% da área de plantio já colhida, a soja desponta novamente como carro-chefe da agricultura com uma perspectiva de produção de 20,7 milhões de toneladas. 
O volume é um recorde histórico para o Paraná e representa 28% maior do que o volume produzido na safra anterior. Ao contrário de outras temporadas, esta safra vem acompanhada de bons preços. Em média, a  saca vem sendo comercializada a R$ 83, valor cerca de 6% superior aos R$ 78, recebidos em fevereiro. 
Este é o maior preço médio nominal mensal recebido pelos produtores no Paraná. Entre os fatores que explicam esse cenário está principalmente a demanda maior da China. Outro ponto positivo é a relação cambial. Com o dólar valorizado, a soja brasileira se torna cada vez mais atraente para o mercado internacional.
Certamente, o bom desempenho da agricultura não vai anular o impacto que deve ser causado pelo coronavírus, mas tendo em vista que mais de um terço do PIB do Estado é gerado pelo agronegócio, uma  safra com números positivos ameniza os efeitos para a economia estadual e também da região, que tem vários municípios que se destacam na produção de grãos. E, como se sabe, o dinheiro do campo também circula na cidade.
É de se esperar que o potencial produtivo do setor se torne ainda mais estratégico para o Paraná.