POLÍTICA

min de leitura - #

O exemplo de Milão

Redação

| Edição de 28 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao anunciar ontem o decreto 132/2020, que atualizou o teor do decreto 115/2020, que declarou “situação de emergência” no município por conta da pandemia do coronavírus, o prefeito Junior da Femac (PDT) fez questão de relatar o caso de Milão, na Itália. “No dia 27 de fevereiro, o prefeito de Milão, Joseph Sala, lançou a campanha ‘Milão não para’, suspendendo o isolamento social. Na ocasião, Milão – que tem a mesma população de Curitiba -, tinha apenas 250 casos de coronavírus. Ontem a metrópole italiana enterrou mais 387 pessoas – a média de óbitos dos últimos dias - e o prefeito Joseph Sala pediu perdão publicamente por ter errado”, contou Junior da Femac. Ao mesmo tempo, ele pediu orações à população, para que possa tomar as decisões corretas.

Socorro

Ainda ontem o prefeito de Apucarana enalteceu as condutas do Presidente Jair Bolsonaro e do Governador Ratinho Junior. “Ambos liberaram pacotes de socorro às pequenas, microempresas e autônomos e isso é de fundamental importância nesse momento de dificuldades para todos, com a economia paralisada”, avaliou Junior da Femac, lembrando que o atendimento será imediato.

Repercussão

O pronunciamento do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, na manhã de ontem, repercutiu positivamente na sociedade, arrancando elogios até de opositores. Entendendo que a situação é grave, ele deixou claro: não vai reabrir o comércio, por maior que sejam as pressões para que seja feito o contrário.

Vítima do ‘corona’

O ex-prefeito de Maringá, Sílvio Barros, está em isolamento domiciliar desde o dia último 21. No dia 20 ele foi internado com sintomas respiratórios. Barros fez exame para coronavírus e o resultado saiu nesta sexta-feira (27). O teste deu positivo. O ex-prefeito continua em casa e o estado de saúde é bom. Ele sente dor de cabeça e um mal-estar no corpo. Ele continua isolado por determinação médica.

Sabatina

A ida de Beto Preto, secretário de Saúde do Paraná e ex-prefeito de Apucarana, ao plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) nesta semana foi bastante elogiada por deputados. Demonstrando firmeza e, ao mesmo tempo, tranquilidade ao responder os questionamentos dos parlamentares, Beto tranquilizou o Legislativo paranaense com relação às ações do Governo do Estado na área da Saúde, sobretudo com relação ao coronavírus.

Recursos I

Os deputados estaduais votam na próxima segunda-feira (30) o projeto de lei complementar que autoriza o repasse de R$ 37,7 milhões do Fundo de Modernização da Assembleia Legislativa para ações de combate ao avanço do coronavírus. Os recursos serão repassados diretamente ao Fundo de Estado da Saúde.

Recursos II

Os valores seriam utilizados, inicialmente, em obras de modernização da Assembleia Legislativa do Paraná, mas diante da epidemia de coronavírus no estado, a Comissão Executiva da Assembleia, com o apoio dos demais deputados, decidiu repassar o valor total constante no Fundo para ajudar o Estado nesse momento de crise causado pelo aumento dos casos da doença.

Videoconferência

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) faz na segunda-feira (30), a primeira sessão da Corte por videoconferência. A sessão virtual começa às 14 horas e será transmitida ao vivo pelo canal no YouTube tribunal, permitindo acesso ao conteúdo do público interno e externo e, ao mesmo tempo, evitando qualquer tipo de aglomeração de pessoas por conta do coronavírus.

Reabertura

Apesar da maioria dos prefeitos ter mantido os decretos que fecham o comércio para conter a pandemia do coronavírus, um município próximo resolveu ir na direção contrária. A prefeita de Ortigueira, Lourdes Banach, anunciou que irá liberar o funcionamento do comércio novamente, a partir desta segunda.