OPINIÃO

min de leitura - #

​ O julgamento de Lula

Por Thiago Zardo, poeta e escritor de Apucarana

| Edição de 22 de janeiro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em 2002, o Brasil ocupava a posição de número treze no ranking global de economias medido pelo PIB em dólar, segundo dados do Banco Mundial e FMI. Mas a partir deste ano o partido cujo número treze o representa, governou o Brasil por treze anos e, como resultado, nos deixou mais de treze milhões de desempregados, uma inflação que passou dos treze por cento ao ano e que subiu treze posições no ranking da corrupção, segundo a organização Transparência Internacional. Deve ser por isso mesmo que o treze é considerado o número do azar, do mau agouro. 

Em muitas culturas a superstição com o número treze é tão levado a sério que vários prédios nem possuem o andar com esse número. E o treze há de ser também o número que irá erradicar de vez essa praga nas próximas eleições. E eu gostaria que fosse com a candidatura de seu representante maior, Lula, que está prestes a pegar treze anos de prisão. Mas você deve estar fazendo a mesma pergunta que a maioria dos brasileiros de bem estão se fazendo: será que ele vai mesmo preso? Acho que vai, mas não fica mais que treze minutos na cadeia. Até porque, provavelmente, mesmo que julgado culpado na segunda instância pelos desembargadores do Rio Grande do Sul, o ministro Gilmar Mente irá julgá-lo inocente e irá soltá-lo. Pode apostar treze contra um nisso.
Mas não será ótimo ver o Lula e o PT tomar uma surra nas urnas? Você pode até argumentar que o ex-presidente tem os eternos trinta por cento dos votos dos ignorantes ptmorféticos fanáticos que não conseguem enxergar um palmo à frente do nariz, a não ser usando óculos com uma lente de treze graus. Verdade, mas também é verdade que agora ele tem setenta por cento de rejeição. Além de que, esse senhor que montou a maior quadrilha da história do Brasil, nunca ganhou uma eleição à presidência no primeiro turno, mesmo quando tinha quase cinquenta por cento das intenções de voto e sem nenhuma acusação tão grave de corrupção. FHC ganhou as duas dele já no primeiro turno. Imagina agora então com um PT cheio de escândalos e sem o dinheiro fraudulento das empreiteiras pra fazer campanha! 
Fico até imaginando como seria o nível do senhor Inácio nos debates tentando escapar de tantas acusações, tentando se desvencilhar de tantos laços satânicos com bandidos do colarinho branco. Será que vai colar aquelas frases absurdas do tipo “não sabia de nada” ou o “a culpa é da Marisa” ou “isso é de um amigo meu” com tantas provas condenatórias para o incriminar? Vai ser um massacre a cada debate, ao vivo e no horário nobre. Será a maior vingança da sociedade de bem do país contra essa máfia que conseguiu destruir a Petrobras, contra esse bando de bandidos que ressuscitaram a inflação e que montaram o maior esquema de corrupção da história do nosso país. Esse sim será o verdadeiro julgamento de Lula, o das urnas, desmitificando o mito invencível.
Quero até deixar aqui registrada uma profecia revelada a mim numa sexta-feira treze: o partido cujo número treze o representa e que governou o Brasil por treze anos, deixando mais de treze milhões de desempregados irá perder a próxima eleição. E por uma diferença de 13 milhões de votos. 
É bíblico: "assim como semeias, assim hás de colher".