COLUNAS

min de leitura - #

O polêmico Bolsonaro

Editoria de Política

| Edição de 26 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O saguão do Aeroporto José Richa, em Londrina, ficou lotado ontem à tarde de apoiadores do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que desembarcou para uma palestra na cidade . O deputado, polêmico por suas manifestações, estava acompanhado de seu filho, o deputado estadual pelo Rio, Eduardo Bolsonaro (PSC), do deputado federal Fernando Francischini (SD-PR) e do vereador Filipe Barros (PRB), este coordenador da Frente Parlamentar Cristã no Norte do Paraná. O deputado carioca, que é pré-candidato à Presidência da República nas eleições de 2018, discursou em cima de um caminhão de som colocado em frente ao aeroporto. Em Londrina, ele se reuniu com o prefeito Marcelo Belinati (PP) e depois seguiu para a Câmara de Vereadores. À noite, ele ministraria palestra no Londristar Hotel.

Amuvi O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), está otimista quanto à reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), que será realizada hoje à tarde em sua cidade. O encontro dos prefeitos do Vale acontece a partir das 14 horas, no auditório da UAB/Unopar.

Taxa do lixo O prefeito de Apucarana e presidente da Amuvi, Beto Preto, convidou ontem para participar da reunião da associação, em Rosário do Ivaí, um representante da Sanepar. A proposta é transmitir informações aos prefeitos, para que possam aderir ao sistema de cobrança da taxa do lixo, na conta da Sanepar. 

Custeio Atualmente, somente Apucarana, Ivaiporã, São João do Ivaí e Marilândia do Sul adotaram esta alternativa. “O sistema é um avanço para os gestores públicos, assegurando o custeio do serviço e com inadimplência baixíssima”, avalia o presidente da Amuvi, Beto Preto que, recentemente, ministrou palestra em Brasília, sobre esse tema.

Estadualização Outro tema que deve voltar à pauta é luta pela estadualização da Rodovia Florindo Picolli, que liga a cidade de Cambira à Rodovia do Milho, na região do Bela Vista. Outro pleito é a estadualização da estrada que liga os municípios de Jardim Alegre e Godoy Moreira, reduzindo a distância e beneficiando uma grande região.

É seu lar O prefeito de Mauá da Serra, Hermes Wicthoff (PTB), emitiu mensagem à comunidade por ocasião dos 27 anos do município, comemorados nesta quarta-feira. Segundo ele, que está no seu terceiro mandato, voltar à Prefeitura é como voltar ao próprio lar de onde ficou fora por quatro anos. 
Manoel Ribas A prefeita de Manoel Ribas, Bete Camilo (PR), conseguiu junto ao governo federal R$ 1,5 milhão através de emendas do deputado Fernando Giacobo (PR). O dinheiro será aplicado na compra de um caminhão, no calçamento da estrada de acesso à Reserva Indígena e na reforma do aeroporto. 

Novas eleições O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizou o calendário de novas eleições que serão realizadas no País no decorrer deste ano, em função dos eleitos em 2016 terem sido cassados. Os pleitos vão acontecer nos meses de junho e julho em 13 municípios de nove estados da federação. 

No Paraná De acordo com informações do TSE, no Paraná serão realizadas eleições suplementares no dia 4 de junho em Moreira Sales e Guaraqueçaba. Desde o início do ano já foram realizadas eleições em 24 municípios de 10 estados. Novos processos eleitorais ainda estão em trâmite na Justiça Eleitoral do Paraná e de outros estados.

Sede do PT Na madrugada de ontem, por volta das 4h20, duas pessoas encapuzadas atiraram bombas de coquetéis molotov na sede do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná (PT-PR), no bairro São Francisco, em Curitiba. Este já é o quarto atentado contra a sede do partido desde março do ano passado.

Investigação O presidente eleito do PT-PR, Doutor Rosinha, disse, em entrevista, que vai pedir investigação da polícia quanto aos ataques à sede do partido na Capital paranaense. “Hoje é o PT que sofre isso, amanhã podem ser outros partidos”. Os ataques ocorrem após conflitos ocorridos em Brasília no dia anterior.

Vapt Vupt

Eleitores que não votaram nas duas últimas eleições e não justificaram já estão com títulos cancelados.        
Os títulos eleitorais dos inadimplentes foram cancelados automaticamente entre 17 e 19 de maio.          
A partir do dia 12 de junho começa implantação da biometria no Fórum Eleitoral de Arapongas.              
Outras comarcas do Vale também vão adotar a biometria em junho, como Jandaia e Marilândia.