CIDADES

min de leitura - #

O Retorno do bosque municipal

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de agosto de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após três anos desativado, o Bosque Municipal de Apucarana está pronto para receber visitação. O parque foi completamente revitalizado e “repovoado” com novas espécies de animais. A prefeitura planejava reinaugurar o espaço neste Dia dos Pais, no entanto, com a pandemia da Covid-19, uma nova data de reabertura será definida.
O espaço, antes conhecido como Parque das Aves e que foi fechado após uma determinação do Ibama, foi totalmente recuperado com nova pintura, instalação de novos parques infantis, reforma da pavimentação asfáltica, alargamento das calçadas de passeio, construção de rampas de acessibilidade para cadeirantes, instalação de novas lixeiras, além da colocação de placas para identificação de espécies de árvores e de animais e grades de proteção. 
“Na parte de reformulação garantimos a acessibilidade e mobilidade para cadeirantes, gestantes, tudo bem organizado. “Dentro do bosque também vão funcionar vários quiosques da rede de mulher da economia solidária. Passada a pandemia, teremos artesanato, sucos e bolos, buscando a geração de renda no Bosque Municipal”.
A prefeitura adquiriu novos animais como coelhos, perus, pavões, faisões, galinhas exóticas, canários, macacos, entre outros.
De acordo com o prefeito, o novo espaço será aberto ao público em geral, sendo planejado sobretudo para crianças com até 12 anos de idade. “São as crianças que queremos encantar. Por isso, escolhemos alguns animais exóticos e domésticos que têm a ver com o imaginário das crianças que também poderão conhecer diversas espécies de árvores gigantes”, destaca o prefeito.
Junior destaca ainda outras melhoras realizadas na região do bosque, como a recuperação do Parque Biguaçu, com a reforma da pista de caminhada que está totalmente iluminada, gramado, parques e todas as calçadas, bocha e reforma da Rua Hernando Pombo Ricardo que liga a região do Country ao centro. A prefeitura também concluiu o asfalto da Rua João Luiz Orlando fazendo a interligação do Jardim São Pedro com o Jardim das Flores. “Tudo isso faz parte de um planejamento. Essa mata nativa do Bosque Municipal fica ligada ao parque Biguaçu e criamos um corredor para esses animais ficarem nessa região. E estamos a 5 minutos do centro, podemos vir durante o dia passar um tempo com os animais, perto da natureza, mas isso quando passar a pandemia”, assinala o prefeito.
O bosque foi desativado em 2017, após 12 anos de funcionamento. O fechamento foi determinado pelo Ibama, que na época alegou que o local não possuía estrutura suficiente para abrigar os animais silvestres que eram mantidos no local, que funcionava como um centro de referência na região.