COLUNAS

min de leitura - #

Obras da Nova Ucrânia

Editoria de Política

| Edição de 18 de setembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Após o deslocamento dos postes da rede de energia elétrica, as obras de ligação da Rua Nova Ucrânia com o Contorno Sul, em Apucarana, começam a avançar. O prefeito Junior da Femac acompanhou ontem o trabalho da empreiteira, com o início das escavações e assentamento de tubos das galerias pluviais. “Os recursos para esta obra vieram do Paranacidade, órgão do Governo do Estado. Agradeço ao governador Ratinho Junior, ao secretário de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, e ao ex-prefeito e secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto”, comentou o prefeito, avaliando que a nova via irá impulsionar o desenvolvimento desta região. Ele considera esta uma das grandes obras do momento.

Kussmaul Ao mesmo tempo, a Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria de Obras, está realizando limpeza e terraplenagem, visando o alargamento da futura Avenida Cristiano Kussmaul. No local, equipes da Copel já estão trabalhando na remoção de postes da rede de energia elétrica. A previsão é de que os trabalhos de drenagem e preparação do leito da via comecem ainda neste mês. 

Eventos O prefeito Junior da Femac concedeu entrevistas ontem anunciando que Apucarana irá sediar três eventos no próximo domingo. Segundo ele, a partir das 7h30, será dada a largada do Circuito Sesc de Corridas, no seu 19º ano consecutivo. “Serão quase mil atletas correndo pelas ruas centrais da cidade”, informa Junior. Ainda no domingo tem a Caminhada Rural da Primavera e o Encontro Estadual de Fanfarras. 

Reajuste na Codar A Câmara de Vereadores de Arapongas aprovou na sessão ordinária de segunda-feira projeto de lei encaminhado pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC), que concede reajuste de 6,02% nos vencimentos de cargos comissionados da Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar). O reajuste começa a vigorar a partir da publicação da lei. A matéria foi aprovada em primeira discussão por unanimidade dos vereadores.

Lei suspensa A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação favorável à suspensão da lei que instituiu o programa “Escola sem Partido” em Santa Cruz do Monte Castelo, cidade do noroeste do Paraná. Segundo Dodge, a lei é inconstitucional e contraria o direito à educação, a liberdade de ensino e o direito da criança, do adolescente e do jovem “de ser colocado a salvo de toda forma de discriminação e violência”.
Em Apucarana Vale lembrar que em Apucarana o vereador José Airton Deco de Araújo (PR) já apresentou idêntico projeto de lei em dezembro de 2017, referente ao Escola sem Partido, que proíbe a “ideologia de gênero” nas escolas, porém foi retirado de pauta e não voltou mais ao plenário da Câmara. Nesta semana, os deputados estaduais também rejeitaram este tipo de proposta no âmbito do Paraná. Trata-se de uma matéria polêmica que divide opiniões.

Sessão A Câmara de Vereadores de Apucarana realizou ontem à tarde a segunda sessão extraordinária para votar matérias em regime de urgência. Ao todo foram aprovados cinco projetos de lei, sendo três dos vereadores e dois do Executivo e, ainda, uma Moção de Aplausos. A notícia que entristeceu todos os vereadores e funcionários da casa foi a morte de Maria Aparecida de Godói, irmã do vereador Franciley Preto Godói (PSB), o Poim, ocorrida ontem.

Falta de água O problema da falta de água que vem ocorrendo em Cambira nos últimos dias, tanto na cidade como na zona rural, foi o assunto principal da sessão ordinária da Câmara de Vereadores realizada na segunda-feira à noite. O vereador Anderson Toledo (PROS), o Toledinho, disse que tanto o Legislativo quanto o Executivo têm feito pedidos à Sanepar, desde início do mandato, para melhoria e ampliação do sistema.

Contrato  A vereadora Elenice Barriquelo (PP) solicitou a cópia do contrato da Sanepar com a Prefeitura de Cambira para ficar ciente dos compromissos assumidos pela empresa com o Município. A vereadora afirmou que esse problema se arrasta há anos e a empresa (Sanepar) não resolve. O presidente da Câmara, vereador Ederson Moraes (PDT), o Dersão, disse que, com as mudanças climáticas, o problema tende a se agravar.

Vapt Vupt

Prefeituras do Vale do Ivaí estão investindo forte no turismo como meio de divulgação do município.       
Além de o município aparecer nas mídias regionais, os eventos de turismo favorecem aumento da receita.       
O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) continua alertando prefeituras sobre gastos com folha salarial.         
O alerta do Tribunal é no sentido de que os prefeitos não ultrapassem o limite de gastos com pessoal.