COLUNAS

min de leitura - #

Oito mil emendas

Editoria de Política

| Edição de 23 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Comissão Mista do Orçamento do Congresso Nacional recebeu até a última sexta-feira 8.262 emendas à proposta orçamentária da União do próximo ano. As emendas apresentadas pelos parlamentares totalizam R$ 108,5 bilhões. Foram apresentadas 639 emendas coletivas e 7.633 emendas individuais. Estas últimas são obrigatórias e devem ser direcionadas para obras e serviços em suas bases eleitorais, de acordo com a disponibilidade de recursos no Tesouro Nacional. Os deputados e senadores já indicaram os recursos considerando o teto dos gastos públicos. Considerando emendas coletivas e individuais, a área da saúde foi a mais contemplada, com R$ 17,4 bilhões. Em seguida, estão transporte e educação, que somaram 24% do total dos recursos. O prazo para apresentação das emendas encerrou na última sexta-feira. A maioria dos prefeitos do Vale do Ivaí esteve em Brasília para apresentar indicações.

JAPS I Apucarana sedia hoje o Congresso Técnico da 60ª edição dos Jogos Abertos do Paraná (JAPS). O evento, que começa às 9h30, no salão nobre da prefeitura, terá a presença do secretário estadual de Esportes, Douglas Fabrício, e do coordenador geral dos JAPS, Emerson Venturini. O prefeito Beto Preto (PSD) e a secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro, recepcionam a comitiva.

JAPS II Para o Congresso Técnico dos JAPs, estarão em Apucarana representantes dos setenta municípios que irão disputar os Jogos Abertos. “Estamos entusiasmados em sediar uma edição histórica dos Jogos Abertos, a principal competição do Paraná”, assinala o prefeito Beto Preto, destacando o apoio que sua administração tem dado ao esporte. 

JAPS III Durante dez dias, de 17 a 26 de novembro, Apucarana irá receber cerca de seis mil atletas, técnicos, coordenadores, dirigentes e árbitros, durante a disputa dos JAPS. “Estamos preparando tudo com muito carinho, para que todas as delegações sejam bem recebidas e tenham uma ótima estadia na cidade”, anuncia Beto Preto.

Na Câmara Um grupo de estudantes que fazem estágio de emprego na Fachisa esteve mais uma vez na sessão da Câmara de Apucarana ontem à tarde, juntamente com seus professores. Eles estão acompanhando como funciona uma sessão legislativa e qual a função dos vereadores perante comunidade e Executivo.

Primeiro emprego O vereador Lucas Leugi (Rede) aproveitou a presença de estudantes na sessão da Câmara para novamente destacar seu projeto de lei, que já virou lei, que obriga empresas beneficiadas pelo Prodea em Apucarana a destinar aos jovens do primeiro emprego 20% das vagas de trabalho.
Reunião fechada O prefeito de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), decidiu transferir das 16 horas para as 20 horas de ontem a reunião de prefeitos que estava marcada nesta segunda-feira para discutir a formação de uma comissão responsável pela criação da nova associação de municípios. O encontro também seria fechado à imprensa.

Sem atendimento Cartórios estão lembrando eleitores que nesta semana não está havendo atendimento ao público nas comarcas eleitorais de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. Isto acontece porque técnicos estão adequando o sistema de dados nas comarcas que tiveram zonas eleitorais extintas.

Obras de ponte O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Kuroda (PSC), tem acompanhado de perto e quase toda semana as obras de construção da ponte sobre o Rio do Peixe, ligando Rosário do Ivaí e Ortigueira. Ele considera uma das principais obras deste início de mandato, a qual tem a parceria das duas prefeituras e da Klabin. 

Transferido I O juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal, determinou a transferência do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral para um presídio federal. O magistrado atendeu ao pedido feito pelo procurador federal Sergio Pinel, que alegou falta de segurança no presídio onde Cabral se encontra, em Benfica.

Transferido II O procurador Sérgio Pinel considerou que Sérgio Cabral, durante o interrogatório desta segunda-feira, comentou saber informações sobre a família de Bretas, que trabalharia no setor de bijuterias, o que comprovaria que ele tem acesso a informações privilegiadas dentro da cadeia, por isso a decisão de o transferir para outro local.

Vapt Vupt

A Prefeitura de Jardim Alegre vai atualizar planta genérica dos imóveis urbanos para regularizar o IPTU.         
De acordo com levantamento feito pela administração de Jardim Alegre, há muita defasagem nos valores venais.             
Assim como Jardim Alegre, outros municípios da região tentam aumentar o IPTU com valorização dos imóveis.           
Em algumas cidades, no entanto, Câmaras de Vereadores têm resistido à proposta de corrigir valores do IPTU.