COLUNAS

min de leitura - #

Onofre com secretários

Editoria de Política

| Edição de 19 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), conduziu na manhã de ontem mais uma reunião de trabalho com seu secretariado, com o objetivo de discutir assuntos referentes à avaliação e planejamento das ações de cada Pasta. Conforme o prefeito, essas reuniões são periódicas e fazem parte de medida adotada pela Administração desde o início do ano, com propósito organizacional e de evolução constante das metas e planejamentos de cada secretaria, conforme as prerrogativas de cada uma delas. “Essas reuniões são muito importantes pois, além de mostrarem o trabalho que cada secretaria vem desenvolvendo, também oportunizam uma maior integração entre os setores, com o objetivo de atender a nossa população com eficiência e bons índices de resolutividade”, comentou o prefeito. 

Título a Saqueta O ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Apucarana, major Hemerson Saqueta Barbosa, recebe hoje o título de Cidadão Honorário do município proposto pela Câmara de Vereadores. Sessão solene será às 19h30, na sede da Associação dos Militares Estaduais do Vale do Ivaí (Amevi), próximo ao quartel da Polícia Militar.

Autorias A concessão do título de Cidadão Honorário de Apucarana ao major Hemerson Saqueta é de autoria do vereador José Airton Deco de Araújo (PR) e do ex-vereador José Eduardo Antoniassi (PSDB), tendo sido aprovada pela unanimidade dos vereadores na Legislatura passada.

Vistoria O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e corregedor do órgão, Luiz Taro Oyama, esteve anteontem em São João do Ivaí, para acompanhar os trabalhos de biometria na Comarca local. De acordo com Oyama, o processo da biometria está dentro da sua normalidade.

Patrulha Escolar I A Câmara de Jandaia do Sul aprovou nesta semana envio de ofício ao secretário estadual de Segurança Pública, Wagner Mesquita, pedindo a instalação da Patrulha Escolar no município. Requerimento é dos vereadores André Luiz Pires (PPS), João Paulo Bosio (SD), Lauro Júnior (PSB) e Vítor Fabrício (PR).

Patrulha Escolar II Para vereadores de Jandaia do Sul, a Patrulha Escolar, comandada pela Polícia Militar, favorece a integração comunidade e escola, além de prevenir atos de violência entre estudantes e o assédio de elementos interessados em traficar drogas nas portas de escolas. A Patrulha Escolar também orienta sobre segurança na comunidade estudantil.
Trote no Samu Já o vereador Erasmo Sermidi (PTB) está solicitando à Prefeitura de Jandaia do Sul que estabeleça multa para quem aplicar trotes no Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e outros serviços de urgência do município. Segundo ele, essas brincadeiras de mau gosto atrapalham o trabalho dos profissionais e prejudicam quem precisa.

Contra denúncia I Dos quatro deputados federais do Paraná que integram a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, três votaram com o relatório que recomendou o arquivamento da segunda denúncia da Procuradoria Geral da República contra o presidente Michel Temer (PMDB) por obstrução da justiça e organização criminosa. 

Contra denúncia II A lista dos que votaram para livrar Temer da investigação no Supremo Tribunal Federal inclui o ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PMDB), Evandro Roman (PSD) e Edmar Arruda (PSD). Apenas Rubens Bueno (PPS) votou pelo prosseguimento da denúncia. O parecer teve 39 votos favoráveis, 26 contrários e 1 abstenção.

Doação de sangue O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin votou ontem contra normas do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbem homens homossexuais de doarem sangue por 12 meses após a última relação sexual. Após a manifestação de Fachin, que é relator da ação, a sessão foi suspensa.

Discriminação O julgamento no STF sobre proibição de homossexual doar sangue deverá ser retomado na próxima quarta-feira. Faltam os votos de dez ministros. O julgamento foi motivado por uma ação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a PGR, as resoluções e portarias que criaram regras para doação de sangue por homossexuais são discriminatórias.

Vapt Vupt

A exemplo dos prefeitos, vereadores da região também estão cobrando ajuda de deputados federais e estaduais.       
Toda semana há vereadores do Vale do Ivaí visitando gabinetes de deputados estaduais em Curitiba.           
Ontem, estiveram com o deputado Alexandre Curi (PSB) os vereadores Edinho (PSD) e Luiz Carlos (PDT), de Ortigueira.        Cartórios eleitorais da região correm contra o tempo para atingir meta do recadastramento biométrico.