CIDADES

min de leitura - #

Operação encontra celulares e túneis em cadeia

Ivan Maldonado

| Edição de 10 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Onze celulares, uma grande quantidade de ferramentas artesanais e dois túneis em início de escavação foram localizados ontem na Cadeia Pública de Ivaiporã em operação conjunta entre a Polícia Civil e Departamento Penitenciário do Paraná (Depen). A cadeia vem mantendo 168 presos, em um prédio com capacidade para 36 pessoas.

Imagem ilustrativa da imagem Operação encontra celulares e túneis em cadeia


Conforme Deilson Mendes, chefe da regional do Depen, pelo menos 30 pessoas, entre agentes penitenciários e policiais participaram da ação que apreendeu também carregadores, estoques (armas artesanais) e outros materiais não permitidos.
“É uma operação de praxe do Depen que cumprimos dentro de uma programação ou conforme a necessidade. Também estamos aproveitando para fazer a manutenção na estrutura com reforço de algumas portas da carceragem” relata Mendes. 
Os agentes penitenciários também encontraram nos corredores dois túneis em início de escavação, que foram concretados na tarde de ontem. Em 2018, duas fugas foram registradas na Cadeia de Ivaiporã através de túneis. Nas duas situações, 26 detentos conseguiram escapar da unidade. 
A situação de superlotação da unidade e os problemas estruturais do prédio há anos são alvo de reivindicações da comunidade e do Conselho Comunitário de Segurança, que chegou a arrecadar recursos para uma reforma da cadeia. O projeto nunca pode ser implementado porque exigia a transferência temporária de parte dos presos. (IVAN MALDONADO)