OPINIÃO

min de leitura - #

Oportunidade de melhorar o transporte coletivo

Da Redação

| Edição de 16 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A licitação do transporte coletivo de Apucarana é uma oportunidade única para garantir melhorias no serviço ofertado atualmente no município. A Prefeitura, que deve lançar o edital nas próximas semanas, não pode perder essa oportunidade de garantir benefícios aos usuários, desde melhorias nos veículos, pontos, itinerários e no sistema propriamente dito, com mais linhas e novas tecnologias que garantam maior efetividade. 

Ontem à noite, a população participou da última audiência pública sobre o assunto antes do lançamento do edital. Nesse evento, realizado na Câmara, a administração apresentou as mudanças previstas no serviço e que passarão a ser exigidas da vencedora da licitação. 

Atualmente, o transporte coletivo é de responsabilidade da Viação Apucarana Ltda (VAL). A empresa gere o sistema há 46 anos a título de permissão. A licitação é uma exigência legal e vem sendo discutida há anos no município. Em 2011, o certame foi realizado pela Prefeitura, mas acabou anulado no ano seguinte após uma disputa judicial. Agora, todos os trâmites foram seguidos para evitar qualquer decisão contrária no Judiciário. 

Ontem, a Tribuna antecipou algumas novidades que estarão previstas. A integração temporal é a principal delas e representará um grande avanço para a população. São cerca de 30 mil pessoas que usam os ônibus do transporte coletivo diariamente e que serão beneficiadas. 

A integração temporal prevê que o usuário pode mudar de ônibus sem pagar uma nova passagem e também sem a necessidade de ingressar no terminal. Para isso, ele precisará respeitar um horário pré-determinado e uma linha específica. Em outras palavras, esse sistema de integração é utilizado em cidades onde não há vários terminais de passageiros, como é o caso de Apucarana, que conta com apenas um na área central. É, sem dúvida, um avanço. 

Modernizar o sistema de transporte coletivo é fundamental em Apucarana, ainda mais com o aumento considerável de veículos na cidade e a necessidade de oferecer um serviço público de qualidade para ajudar a desafogar o trânsito na área central. Muitos apucaranenses passariam a utilizar o sistema, deixando seus veículos em casa, se a frota tiver qualidade, os itinerários garantirem versatilidade, entre outros benefícios. 

Apucarana tem a obrigação de aproveitar essa oportunidade, prevendo um serviço de qualidade para a população. A vencedora da licitação terá o direito pela administração do transporte coletivo pelos próximos 15 anos. Portanto, é na elaboração do edital que é preciso definir e planejar o sistema.