COLUNAS

min de leitura - #

Oportunidade de negócios

Editoria de Política

| Edição de 16 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

  
Representantes do Território do Vale do Ivaí, da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Emater, Consea e da Prefeitura de Apucarana se reuniram ontem, na sede da Amuvi, para formatar o seminário “Fruticultura: oportunidade de negócios e de renda para o Vale do Ivaí”. A ideia foi lançada pelo prefeito Beto Preto (PSD), em recente reunião do Território do Vale do Ivaí. A proposta do evento, conforme explica o gerente regional da Emater, Cristovon Ripol, é explicar em detalhes as vantagens econômicas da fruticultura em relação às culturas mais tradicionais. “Para nós é uma raridade um município tomar a iniciativa de estimular uma nova alternativa de renda para os pequenos produtores, mais focada na agricultura familiar”, opina Cristovon Ripol, emendando que “os resultados alcançados em pouco mais de três anos já são merecedores de aplausos”. 

Rentabilidade O seminário sobre fruticultura, previsto para o dia 7 de novembro, na Praça Ceu, em Apucarana, terá como público alvo prefeitos, secretários e vereadores. O objetivo é mostrar que o Valor Bruto de Produção (VBP) da fruticultura é muito atrativo. Detalhes sobre os reflexos econômicos da atividade serão repassados por técnicos do Deral e da Receita Estadual.

Valor venal Algumas prefeituras do Vale do Ivaí fizeram revisão nos valores venais e plantas de imóveis urbanos visando um a cobrança mais justa e atualizada do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Esta tem sido uma das formas de o município melhorar sua receita própria e garantir melhor atendimento à população.

Defasagem Em Rosário do Ivaí, o prefeito Ilton Shiguemi Kuroda (PSC) já procedeu a revisão dos valores e plantas dos imóveis neste ano visando adequar os valores do IPTU. Segundo ele, no município havia uma defasagem de até 200% no IPTU de determinado imóvel na cidade, que hoje está supervalorizado.

PROS estadual I O Partido Republicano da Ordem Social (PROS) do Paraná realiza no dia 12 de novembro, em Fazenda Rio Grande, Região Metropolitana de Curitiba, o 1º Encontro Estadual do PROS. Evento terá a presença do presidente estadual do partido, deputado federal Toninho Wandscheer, e estadual Eurípedes Jr. 

PROS estadual II Segundo o deputado Toninho Wandescheer, o PROS está tendo um crescimento expressivo no Paraná, contando com a representatividade sua em Brasília, 79 vereadores, oito vice-prefeitos e cinco prefeitos. Em 2015 o PROS contava com 980 filiados no Estado. Hoje tem 6,1 mil e 250 comissões provisórias.
Convocação O vereador Lucas Leugi (Rede) insiste que a direção da Viapar precisa dar uma explicação para a Câmara de Apucarana sobre se vai ou não conceder descontos tarifários nas praças de pedágio de Mandaguari e Arapongas para os apucaranenses. Ele observa que ainda não teve resposta ao seu ofício. 

Com Bolsonaro I Em momento de turbulência e incertezas no PSDB quanto a 2018, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) atrai a simpatia de aliados dos tucanos. O MBL (Movimento Brasil Livre), entusiasta de eventual candidatura presidencial do prefeito paulistano, João Doria (PSDB), agora ensaia aproximação com o deputado, que tenta se mostrar um liberal.

Com Bolsonaro II Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, que declara apoio ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), na eleição presidencial, flerta com Bolsonaro nas redes sociais. A disputa interna torna o PSDB mais vulnerável à medida que queima pontes políticas e fica com dificuldade de criar uma agenda positiva.

Futuro de Aécio Sem atividade parlamentar, passaporte e proibido de sair de casa à noite, desde 26 de setembro, por decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), o senador Aécio Neves (PSDB-MG) terá o futuro decidido hoje pelos colegas no Senado. Em uma sessão no plenário da Casa, o tucano pode retornar ao cargo caso a maioria dos senadores, 41, opte pela derrubada da decisão do Supremo.

Votação secreta Contra Aécio Neves pesa a decisão liminar do juiz federal Márcio de Freitas, do Distrito Federal. Ele proibiu  que a votação seja secreta. Caso a liminar seja derrubada, o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), vai decidir como encaminhará a votação. Antes porém, Eunício Oliveira pretende discutir o assunto com os líderes dos partidos.

Vapt Vupt

Depois do “feriadão da Padroeira”, prefeituras da região voltaram à normalidade ontem.     
No entanto, prefeitos iniciam a semana preocupados em garantir emendas parlamentares no orçamento da União.       
O que os prefeitos esperam que o corte de gastos no Orçamento da União não afete projetos dos municípios.       
A maioria dos pequenos municípios depende de recursos federais e estaduais para executar obras e serviços.