CIDADES

min de leitura - #

Orquestra de Arapongas retoma apresentações

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de novembro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Os dois últimos meses têm sido intensos para os integrantes da Orquestra de Cordas Arte & Vida. Os músicos da ong de Arapongas retomaram os ensaios presenciais e se preparam para retomar os concertos, os primeiros desde a pandemia da covid-19. 

No próximo sábado, os músicos estarão em Foz do Iguaçu, com apresentações no Parque Nacional do Iguaçu e no Marco das Três Fronteiras. Em dezembro, o grupo composto por cerca de 30  pessoas, entre músicos e equipe de apoio, volta para estrada para realizar uma série de shows no Rio de Janeiro.
O repertório contempla músicas clássicas, internacional e popular, com arranjos adaptados de Xodó (Dominguinhos), Garota de Ipanema (Antonio Carlos Jobim), entre outras. Os concertos são patrocinados pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e contam ainda com a parceria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Grupo Cataratas.
Segundo Marcelo Emygdio, os concertos são praticamente uma reestreia após um longo período de dificuldades impostas pela pandemia. “Ano passado foi bem atípico, em que percebemos que o aprendizado online é uma carga pesada. Particularmente na área da música é muito difícil. Além de perder a oportunidade de se apresentar, não pudemos mais realizar ensaios juntos, o que é fundamental para a evolução dos músicos. Muito se perdeu em agilidade e eles estão tendo que recuperar o tempo perdido”, comenta.
Ele destaca que depois de Foz, o grupo tem apresentações marcadas entre 16 a 19 de dezembro na capital carioca, cidade onde a orquestra já se apresentou. Quatro concertos já estão confirmados. 
A orquestra de cordas é composta por músicos com idades que variam entre 12 e até 30 anos que são alunos do Centro de Convivência Arte & Vida. A entidade, fundada em 2005 atende 250 beneficiários com as oficinas de música instrumental, ballet clássico, ginástica rítmica, artes cênicas, karatê, além de manter a orquestra.