COLUNAS

min de leitura - #

Os mais corruptos

Editoria de Política

| Edição de 23 de julho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Direita e esquerda costumam se acusar mutuamente sobre quem tem mais contas a prestar em relação ao recurso a atos ilícitos para conquistar ou manter-se poder. Mas os dados referentes às acusações criminais contra parlamentares federais, em análise no Supremo Tribunal Federal, sugerem que a associação de políticos com práticas criminosas é um fenômeno que vai além de ideologias. De acordo com levantamento feito pela revista Congresso em Foco, dos cinco partidos com maior número de congressistas sob suspeita, dois são de direita (PP, com 35 parlamentares, e PR, com 19), um é de esquerda (PT, com 32) e dois são de centro: PMDB (também com 32) e PSDB (26). Em ordem decrescente, portanto, a sopa de letrinhas fica assim: PP em primeiro lugar; PMDB e PT logo atrás, praticamente empatados; PSDB em seguida; e na quinta posição, mais distante dos demais, o PR.

Emoção no Lagoão Foi nítida a emoção do prefeito Beto Preto (PSD), na abertura dos Jogos Escolares do Paraná, anteontem à noite no Lagoão. “Após meses de preparativos, ver a casa superlotada e o entusiasmo do público e, principalmente da juventude, é algo que compensa todo o trabalho realizado pela nossa equipe”, avaliou o prefeito.

Público histórico Para Beto Preto, foi uma noite histórica para o esporte apucaranense. O Lagoão, em seus mais de 40 anos, raramente recebeu um público tão grande. Além das arquibancadas - totalmente ocupadas -, também a quadra ficou lotada com os atletas, que se sentaram no chão para apreciar o show do Ginasloucos. “Foi histórico”, diz. 

Tarifa de água A Câmara de Apucarana vai receber em agosto, na primeira sessão ordinária após o recesso, a visita do gerente regional da Sanepar, Luiz Carlos Jacovassi, conforme convite feito pelo vereador Lucas Leugi (Rede). Ele vai falar sobre o novo modelo de cobrança da tarifa de água no Paraná.

Audiência Lucas Leugi e demais vereadores de Apucarana entendem que as tarifas de água ficaram muito altas, em prejuízo dos consumidores. O assunto, inclusive, será objeto de audiência pública regional que acontece na Câmara de Londrina no dia 11 de agosto, às 16 horas.

Movimento De acordo com o vereador Lucas Leugi, nesta audiência pública que vai ocorrer na Câmara de Londrina, para discutir as tarifas de água da Sanepar, estão sendo esperados vereadores de 80 câmaras municipais da região de Londrina e do Vale do Ivaí e representantes de segmentos organizados.
Sondagem A pedido de lideranças políticas ligadas ao governo do Estado, um instituto de pesquisas estaria fazendo sondagem nos municípios para avaliação do desempenho dos atuais prefeitos. O objetivo é saber quais são os prefeitos que têm as maiores aprovações junto às suas comunidades.

Troca partidária Dependendo do desempenho de determinados prefeitos nesta sondagem que está sendo feita pelo instituto de pesquisas, os melhores poderão ser convidados a ingressar em algum partido da base aliada do governador Beto Richa (PSDB) ou do candidato da base ao governo.

Aprovado O prefeito de Faxinal, Ylson Álvaro Cantagallo (PMDB), já foi informado por uma das lideranças do governo que tal pesquisa já foi feita em seu município. Galo estaria com 84% de aprovação da população, um dos maiores índices do Paraná. Ele já está de posse deste levantamento.

Mérito O prefeito Galo faz questão de frisar que este alto índice de aprovação do seu governo em Faxinal não é mérito apenas seu, mas da parceria feita pela administração com a equipe de servidores e os vereadores que, conforme assinala, não medem esforços para atender os anseios da comunidade.

Viatura O prefeito de Rosário do Ivaí, Ilton Shiguemi Kuroda (PSC), fez nesta semana a entrega da viatura policial à Polícia Militar conseguida junto ao governo do Estado. O capitão Élio Boing esteve no ato representando a 6ª Companhia Independente da Polícia Militar de Ivaiporã.

Vapt Vupt

O ex-presidente Lula (PT) e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), voltaram a trocar farpas.        
Nesta semana, Lula disse numa entrevista que Alckmin “parece ter mamado até os 14 anos”.      
Na entrevista a um jornalista no YouTube, Lula quis insinuar que Alckmin é oriundo de família rica.
Alckmin respondeu não ter “9 milhões depositados para aposentadoria”, ao contrário do “riquinho”.