COLUNAS

min de leitura - #

Ouse com a elegância do minimalismo

Da redação

| Edição de 20 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Menos é mais. Você certamente já ouviu sobre esse termo usado para exemplificar assuntos que vão da moda à culinária. Esse é o mantra do minimalismo, conceito que apareceu no século 20 como uma das promessas e soluções arquitetônicas para espaços e residências.

Imagem ilustrativa da imagem Ouse com a elegância do minimalismo


Espaçoso e funcional, mas ainda assim convidativo e elegante, o modelo de decoração minimalista ganha cada vez mais adeptos dispostos a simplificar a vida.
Uma casa minimalista é um ambiente sem desordem, inclusive  visual. O minimalismo preza o uso apenas do necessário. O ambiente está quase sempre vazio. O maior trunfo é também o maior desafio do estilo.
Os ambientes minimalistas valorizam os espaços vazios criando ambientes relaxantes. Tornar o excesso de espaço convidativo e não insosso é a principal dificuldade. 
O primeiro passo para iniciar a decoração nesse estilo é se livrar do desnecessário.  Isso não quer dizer que não é possível ter quadros ou outros objetos decorativos, mas  eles não se ‘amontoam’ pelo espaço. Separe roupas, livros e objetos de decoração e fique com poucas e boas peças.
Bem por isso, o mobiliário tem grande destaque nos ambientes minimalistas. As maiores peças em quase qualquer ambiente são os móveis.  Desta maneira, quanto menos peças de mobiliário, o melhor. A escolha do design dos móveis também é fundamental na construção do estilo. 
Para compor a decoração minimalista prefira móveis de boa qualidade e que possuam um design mais clean e com linhas mais retas.
Quando falamos em minimalismo nós já pensamos em uma base neutra de cores com tons de cinza, branco e bege, afinal, com paredes em tons claros e neutros é mais fácil utilizar outros itens decorativos no ambiente e também criar a sensação de um ambiente maior e bem organizado.
Procure ter pisos claros. Pisos em tonalidades mais claras conseguem expandir o ambiente e deixar a casa com uma aparência mais limpa. Nada deve ficar atrapalhando a passagem no chão. Nada deve ficar empilhado, assim como nada deve ser armazenado no chão. 
Para decorar, além dos vasos de plantas e dos quadros minimalistas, outro item que além de muito útil também pode deixar a decoração minimalista ainda mais bonita são as luminárias. Opte por modelos de luminárias com design mais arrojado e modernos.