CIDADES

min de leitura - #

Ouvidoria realiza 115 atendimentos por mês

D

| Edição de 24 de setembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A cada mês, pelo menos 115 apucaranenses utilizam os canais de comunicação da Ouvidoria Municipal e do Departamento de Relações com a Comunidade da Prefeitura de Apucarana. De cada 10 atendimentos, três estão relacionados com a área de saúde e pelo menos 61% de todas as manifestações são respondidas. Os números constam de balanço dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos 10 meses.

Relatório entregue ao prefeito Beto Preto pelo Ouvidor Geral, Laércio de Morais, revela que de novembro do ano passado a agosto deste ano, as repartições - subordinadas ao Gabinete do Prefeito e que têm como missão estabelecer diálogo direto entre a prefeitura e o cidadão - realizaram em conjunto 1.156 atendimentos. 
“A Ouvidoria, em especial, é o canal aberto para que a população possa enviar denúncias, críticas, elogios e sugestões no âmbito da administração municipal. É uma ferramenta de gestão muito importante, onde contamos com uma equipe especialmente voltada para atender as solicitações dos cidadãos, fomentando a qualidade dos serviços e a transparência pública”, assinala o prefeito Beto Preto. De acordo com ele, além de ser estar alinhada à política de democracia participativa praticada pela atual gestão, a implantação da Ouvidoria Municipal segue o que preconiza a Lei de Acesso à Informação (LAI) – Lei Federal nº 12.527/2011, que regulamenta o direito constitucional do cidadão de acesso às informações públicas. 
Das 1.156 manifestações recebidas pela Ouvidoria e Departamento Municipal de Relações com a Comunidade no período de 18 de novembro de 2016 a 17 de agosto deste ano, 708 foram feitas através do atendimento presencial, por telefone ou aplicativo de mensagem (WhatsApp/Facebook ou e-mail), 129 através de GRP (sistema de protocolo), 155 através do canal “Fale com o Prefeito” e 164 através do canal Ouvidoria/E-Sic”, acessados através do site oficial da prefeitura. 
“Dentro deste universo, conseguimos resolver 61% das manifestações, sendo que os 39% restantes estão com resolução encaminhadas pelos setores responsáveis”, explica Laércio de Morais, Ouvidor Geral. Ele entende que a independência de sua atuação tem sido fundamental para que eventuais problemas sejam detectados e as soluções sejam encaminhadas com agilidade aos setores competentes. 
“O prefeito Beto Preto tem dado todo respaldo necessário para agirmos, assim a Ouvidoria tem conseguido ampliar o diálogo entre as diversas instâncias, colaborando com um melhor atendimento aos públicos interno e externo, com impacto favorável ao cumprimento de sua missão da melhor forma possível, acolhendo e respeitando a população”, diz Morais. 
Em termos percentuais, as demandas atendidas pela Ouvidoria e Departamento de Relações com a Comunidade estão alojadas na Autarquia Municipal de Saúde (32%), Pátio de Máquinas (29%), Secretaria Municipal de Serviços Públicos (21%) e Secretaria Municipal de Obras (18%). 
Especificamente em relação à Ouvidoria Municipal, o relatório conta que foram registradas 164 manifestações no período de 18 de novembro de 2016 a 08 de agosto deste ano. “São manifestações bem variadas, das quais 115 já estão solucionadas e, as demais, com solução encaminhada”, explica Morais. No geral, foram 31 questões relacionadas à Autarquia de Saúde, 22 aos serviços do Pátio de Máquinas, 15 da Secretaria de Serviços Públicos e 11 manifestações da Secretaria de Obras.
Além dos canais disponibilizados através da internet por intermédio do site http://www.apucarana.pr.gov.br, o cidadão pode ter acesso à Ouvidoria Municipal e ao Departamento de Relações com a Comunidade pelo telefone 3122-1428 ou e-mail: [email protected].