POLÍTICA

min de leitura - #

Padre Carrara é Cidadão Honorário

Edison Costa

| Edição de 25 de junho de 2017 | Atualizado em 24 de junho de 2017
Imagem descritiva da notícia Padre Carrara é Cidadão Honorário

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Em sessão solene realizada sexta-feira à noite no Cine Teatro Fênix, a Câmara de Vereadores de Apucarana entregou o título de Cidadão Honorário do município ao Monsenhor Roberto Carrara, pároco da Catedral Nossa Senhora de Lourdes. 

A cerimônia, presidida pelo vereador Mauro Bertoli (DEM), teve a presença do bispo Dom Celso Antônio Marchiori, de vários padres da diocese, do prefeito Beto Preto (PSD), do juiz de Direito Osvaldo Soares Neto, do pastor Valdir Silvério dos Reis, representantes das polícias civil e militar, do Exército, da Associação Comercial, Industrial de Apucarana (Acia), de outros segmentos organizados e de muitos fiéis católicos que têm acompanhado seu trabalho pastoral desde quando ele chegou a Apucarana em 1969, junto com o Monsenhor Arnaldo Beltrami. O Coral da Catedral Nossa Senhora de Lourdes entoou os hinos Nacional e de Apucarana e cantos em homenagem ao padre. 
Um vídeo apresentou a história de vida do padre, que exerceu cargos no Vaticano e em Bogotá, na Colômbia, porém é em Apucarana onde tem mais tempo de vida e de trabalho dedicado ao sacerdócio.
O título é de autoria dos ex-vereadores Sebastião Martins Ferreira Júnior (PDT), o Júnior da Femac, hoje vice-prefeito de Apucarana, Telma Reis (PMDB) e Luiz Brentan (PSDB).

Imagem ilustrativa da imagem Padre Carrara é Cidadão Honorário

EMOÇÃO
Bastante emocionado, Padre Carrara agradeceu a homenagem que, conforme assinalou, não é feita por ser um pioneiro, mas pelo tempo de vida que tem dedicado à comunidade apucaranense como sacerdote. Ele disse que este é o terceiro título que recebe, o qual é muito importante para sua vida, mas que já almeja o quarto. “Quero que vocês rezem por mim e me ajudem a receber mais este título, que é o de Cidadão dos Céus”, afirmou o pároco de 77 anos de idade.
Para Júnior da Femac, um dos signatários do título, a homenagem é um reconhecimento àquele que adotou Apucarana como sua terra e muito fez pela comunidade. Segundo ele, a Constituição Federal de 1988 tirou muito da força das câmaras de vereadores de influenciarem na vida da comunidade. Mas não tirou o poder e o dever de indicar à comunidade pessoas que são modelo de vida. “E é aí que vem esta homenagem ao Padre Carrara”, afirmou. Júnior da Femac lembrou que, depois de ter encerrado suas atividades em Roma e na Colômbia, Padre Carrara poderia ter escolhido outra cidade para trabalhar, porém escolheu Apucarana. Também por isso merece receber a certidão de filho adotivo de Apucarana.
A ex-vereadora Telma Reis destacou a vida de Padre Carrara nas atividades da igreja e na assistência social. “Este título é uma retribuição de tudo que ele fez por Apucarana. Além de padre, ele é um pai para nossa comunidade”, disse.
O também ex-vereador Luiz Bentan lembrou que 23 de junho é dia nacional de oração pelas vocações sacerdotais. Por isso, essa homenagem é muito especial, por que coincide com esta data. “Padre Carrara ganha um novo registro de nascimento, mas que possa receber também um título de cidadania centenária ao chegar aos 100 anos de idade”, afirmou.

Imagem ilustrativa da imagem Padre Carrara é Cidadão Honorário

Pároco divulga nome de Apucarana
O prefeito Beto Preto lembrou que a história de vida do Padre Roberto Carrara se confunde com a história da sua família e do município. “Este título é apenas um grãozinho de areia na história de vida deste homem que muito já fez e continua fazendo por Apucarana”, disse. Segundo o prefeito, ao exercer cargos lá no exterior, Padre Carrara sempre levou junto o nome de Apucarana.
Em entrevista à imprensa, o bispo Dom Celso Antônio Marchiori destacou as ações evangelizadoras e as obras sociais do padre Roberto Carrara, especialmente com os pobres e com as crianças. “Eu acredito que uma homenagem desta é o reconhecimento a quem se dedica na vida pastoral da igreja em favor da comunidade”, disse. (E.C)