CIDADES

min de leitura - #

Palestra de William Waack lota Cine Fênix

Renan Vallim

| Edição de 15 de agosto de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A palestra de William Waack, realizada na noite de ontem, lotou o Cine Teatro Fênix, em Apucarana. O jornalista de 65 anos discorreu sobre a situação da política e da economia brasileira, sobretudo a crise econômica pela qual o país passa e as eleições marcadas para outubro deste ano. Antes do evento, Waack visitou a redação do jornal Tribuna do Norte, onde concedeu entrevista.

Imagem ilustrativa da imagem Palestra de William Waack lota Cine Fênix


Ele afirma estar pessimista com relação ao futuro da economia do país. “Não vejo muita tranquilidade à frente. A economia depende basicamente da situação política, que promete permanecer instável e imprevisível por bastante tempo. A trajetória dessa crise fiscal precisa ser corrigida, pois as perspectivas são muito ruins, com juros altos, inflação e impossibilidade do governo de sequer manter o que já existe, sem nem falar da capacidade de investimento”.
Com relação às eleições, ele lamentou a visão que boa parte dos brasileiros tem do pleito. “O principal problema dessas eleições é o desencanto das pessoas. Me parece que, na situação atual, as pessoas perderam as esperanças no sistema político e isso nos coloca em uma situação peculiar, porque precisamos da política para encontrar respostas para os nossos problemas e, ao mesmo tempo, nós odiamos a política”, diz.
A ênfase na segurança pública permeando os debates políticos também rendeu uma reflexão do jornalista. “Uma surpresa para mim é que o medo e a insegurança só assumiram essa relevância agora. Um país com um índice de 60 mil mortos por ano é um país extremamente violento. Nós somos muito complacentes a este nível endêmico de violência, que nos torna uma das piores sociedades entre as nações democráticas”.
Por fim, Waack fez um resumo de como ele acredita que o presidente Michel Temer (MDB), que está em seus últimos meses no poder, será lembrado. “Temer será lembrado pela tentativa fracassada e falida em tentar estabilizar a economia, depois do desastre promovido pelos governos sucessivos do PT. Ele até apontou na direção certa, mas se propôs a fazer muito pouco diante da dimensão da crise política. Ele entrará para a história como alguém que fez muito pouco e muito tarde”.
Colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, William Waack trabalhou durante 21 anos na TV Globo. Até 2017, o jornalista apresentava o “Jornal da Globo”, tradicional jornal de fim de noite da emissora. Ele também passou por vários outros veículos tradicionais, como a revista Veja e o Jornal do Brasil. Waack trabalhou como correspondente internacional (Alemanha, Grã-Bretanha, Rússia e Oriente Médio) por 20 anos.
O evento faz parte do Ciclo de Palestras, que está em sua quarta edição. O projeto é realizado pelo jornal Tribuna do Norte, site TNOnline, Acia e Fórum Desenvolve Apucarana. A palestra de ontem foi patrocinada pela Agência de Fomento do Paraná,  Sicoob, Sancor Seguros, Dinardi Engenharia, Benefícia Corretora de Seguros, Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) e SINDCCON, contando ainda com apoio da Prefeitura de Apucarana, Sebrae, Ahead Coworking e Pixel Comunicação.