CIDADES

min de leitura - #

Pandemia ‘freia’ aumento nas mensalidades escolares

Da Redação

| Edição de 24 de novembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Depois de um ano atípico, em que as escolas precisaram se adaptar ao ensino on-line, as projeções para o próximo ano letivo ainda são incertas. Certo, é que independente das aulas retornarem presencialmente ou se manterem a distância, escolas de toda a região já preparam os reajustes das mensalidades, que neste ano, serão menores que as praticadas habitualmente.
O professor Fernando Perini, diretor financeiro do Colégio Platão, de Apucarana, diz que alguns reajustes tiveram que ser feitos para 2021. “Na mensalidade do Ensino Fundamental I e II, e no ensino médio, teve um reajuste de 4%. Já no maternal e no infantil, não subimos a mensalidade, pois sabemos da dificuldade dos pais neste momento de pandemia”, explica.
No material didático, Perini diz que a empresa terceirizada que fornece o produto reajustou em média 6%. No entanto, após negociação o preço que será repassado aos pais será de 4%. “Eu liguei e conversei com os fornecedores para que nos passassem um preço melhor”, complementa.
Perini comenta que as adaptações geram custos para o colégio. “Tivemos que investir em uma internet melhor e também em aparelhos e equipamentos, já que professores realizaram aulas on-line. Porém, o que vai pesar este ano é o reajuste nos salários dos professores, que não foi feito ano passado. Precisamos dar esse aumento ainda este ano”, esclarece.
O diretor administrativo do Colégio São José de Apucarana, Osvaldo Stroher comenta que os índices de reajustes estão sendo definidos. “A nossa necessidade de reajuste para 2021 deve ficar em torno de 4 a 4,5%, dependendo do curso que o aluno está – isso pelos custos que precisam ser alinhados”, enfatiza. 
O colégio está conversando com os pais, que são os clientes, caso a caso e atentos às necessidades. “Para mantermos de um lado o aluno e para continuar prestando um serviço de qualidade”, justifica. 

Em Arapongas, no colégio Olimpus, o reajuste das mensalidades deverá ser menor: em torno de 2%, conforme conta o gerente geral Rodrigo Martins Gomes. “Este cenário de pandemia trouxe vários aumentos em muitos segmentos, o que justificaria um aumento das mensalidades no colégio, mas ao mesmo tempo, tentamos reverter esta situação, apresentando uma tabela com reajuste de 2% apenas. Em épocas normais, o aumento seria de 8 a 10%. Pelo que tivemos de respostas dos pais até o momento, eles compreenderam bem a nossa situação”, informou.
Para Gomes, mesmo com redução de custos em algumas despesas fixas do colégio, outros investimentos foram necessários. “Conseguimos manter a escola ativa, entregando aulas ao vivo, mantendo a jornada dos professores e tivemos uma demanda de investimentos em melhorias na internet, troca de cabos de rede, equipamentos e também, reduzimos em 10% o valor das mensalidades desde o início da pandemia”, disse.
O gerente informou ainda que a previsão é de um retorno presencial para 2021, a partir de 20 de janeiro, porém isso será decidido em conjunto com a comunidade escolar. “Pretendemos retornar presencialmente em janeiro, solicitando às autoridades as autorizações e colocando em prática os planos de contingenciamento construídos ao longo deste ano para segurança de alunos e funcionários. Porém, a opinião dos pais será levada em conta para decidirmos se adotaremos as aulas presenciais, híbridas ou manteremos apenas on-line” considerou.