COLUNAS

min de leitura - #

Paraná como exemplo

Editoria de Política

| Edição de 09 de novembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com o título “Aceleração generalizada, Paraná reúne o ‘melhor dos mundos’ no Sul”, reportagem do jornal Valor Econômico, da edição desta quinta-feira, destaca o vigor da retomada da atividade econômica paranaense. Com base em indicadores de mercado, a publicação informa que o “Paraná é um exemplo do surpreendente desempenho da região Sul no processo de saída da recessão”. O jornal ressalta que o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) está revisando a projeção de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) estadual de 1,6% agora revisado para 2%. Na reportagem, o economista Julio Takeshi Suzuki Júnior, diretor-presidente do Ipardes, cita a melhoria nos números dos setores de serviços, comércio, agropecuária e indústria. “Neste ano, definitivamente decretamos o final da crise aqui no Estado do Paraná”, diz Suzuki.

Indicadores A recuperação da economia do Paraná ganhou velocidade nos últimos meses, conforme demonstram indicadores do Banco Central, Ministério do Trabalho e outros dados setoriais. Eles mostram que o Estado não apenas está em trajetória de retomada, mas que está deixando a crise para trás mais rapidamente do que o restante do Brasil.

Capital do Esporte A partir do dia 17, Apucarana será mais uma vez a “capital do esporte” no Paraná. A cidade sedia os Jogos Abertos do Paraná (JAPS), categoria A, e recebe atletas três equipes de ponta no Estado. Ontem, o prefeito Beto Preto (PSD) esteve reunido com o vice-prefeito Júnior da Femac (PDT); a secretária de Esportes, Jossuela Pinheiro e equipe, para os ajustes finais.

Festa esportiva “Estamos preparando uma belíssima festa para a abertura dos Jogos Abertos do Paraná, na noite do dia 17, no Lagoão, e esperamos lotação máxima”, anunciou o prefeito Beto Preto, lembrando que Apucarana irá receber delegações de oitenta cidades, totalizando cerca de 6 mil pessoas, que vão movimentar o comércio local. 

FPM maior Prefeituras recebem nesta sexta-feira a primeira parcela de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O repasse é 5,91% maior em termos nominais (sem considerar a inflação) em relação a igual período de 2016. Contando com a inflação o crescimento é de 3,74%. 

Posse no BRDE O ex-governador Orlando Pessuti (PMDB) toma posse na segunda-feira, às 14 horas, em Curitiba, na presidência do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDES). Ele substitui Odacir Klein (PMDB-RS). Atualmente, Pessuti é vice-presidente e diretor administrativo do banco.
Convenção O PSDB do Paraná faz convenção neste sábado, em Curitiba, para eleger sua nova direção estadual. O governador Beto Richa deve assumir a presidência do partido, hoje ocupada pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Ademar Traiano. Com isso, Richa pretende comandar pessoalmente as negociações sobre alianças e candidaturas para as eleições de 2018.

Encontro do PROS Será realizado neste domingo o 1º Encontro Estadual do PROS no Jóquei Clube, em Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba. O evento está sendo organizado pelo presidente estadual, deputado federal Toninho Wandscheer, e terá a presença do presidente nacional Euripedes Jr., prefeitos, vices, vereadores e presidentes das comissões.

Debate A programação do Encontro do PROS inclui credenciamento a partir das 8 horas, café da manhã, debate sobre o fortalecimento da legenda, palestras sobre implantação de diretórios nos municípios, reforma política e a nova legislação eleitoral, além do almoço de encerramento. No Paraná o partido tem um deputado federal, cinco prefeitos, oito vices e 79 vereadores.

Luto I Morreu na manhã de ontem, aos 84 anos, o ex-vereador de Apucarana, João Dallago, após anos de luta contra o Mal de Parkinson. João Dallago foi vereador por duas legislaturas – de 1959 a 1963 e de 1963 a 1969 -, presidindo a Câmara entre 1962 e 1963. Neste período, também assumiu interinamente a Prefeitura. O prefeito Beto Preto e o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (DEM), emitiram nota de pesar.

Luto II Beto Preto ressaltou a trajetória de João Dallago. “Ele prestou relevantes serviços à população de Apucarana e deu a sua contribuição para o desenvolvimento da cidade, ajudando a alicerçar a Apucarana que temos hoje”, disse. O velório acontece na Capela Mortuária Central e o sepultamento será hoje, às 10 horas, no Cristo Rei.

Vapt Vupt

Partidos políticos estão se estruturando no Paraná visando as eleições gerais que acontece em 2018.         
Além de reorganizar comissões provisórias e diretórios, siglas buscam novas filiações.       
A procura dos dirigentes partidários é por lideranças políticas e comunitárias capazes de angariar votos.     
As eleições do ano que vem deverão ter na disputa novas lideranças políticas de primeira viagem.