CIDADES

min de leitura - #

Paraná confirma 3 casos de ‘flurona’

DA REDAÇÃO

| Edição de 08 de janeiro de 2022 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta sexta-feira (7) mais 7.074 casos confirmados e cinco mortes por covid. No mesmo boletim, foram confirmados mais dois óbitos e 113 novos casos de H3N2 e três casos de coinfecção, em que o paciente é diagnosticado, em simultâneo, pelo coronavírus e pelo vírus Influenza.

Segundo a Sesa, os pacientes de casos de coinfecção tem idades que variam de 10 a 29 anos e são residentes de Pinhais, Curitiba e Toledo. A data de início dos sintomas ocorreu entre 18 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022. Dois dos pacientes foram internados e já receberam alta. Todos os casos evoluíram para cura e nenhum fez uso de Tamiflu.
A possibilidade da intercorrência da ‘flurona’ já vinha sendo advertida pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, tendo em vista a disparada de demanda por atendimento dos últimos dias por pacientes com sintomas gripais.
Segundo Beto Preto, uma série de fatores contribui para o quadro atual: o reflexo das festividades de final de ano, que geraram grandes aglomerações entre o Natal e o Ano Novo, a variante Ômicron da Covid-19 - que o secretário acredita que já esteja circulando no Estado - e do aumento atípico dos casos de gripe, mais comuns no inverno. “Tudo isso causou uma aceleração na transmissão do vírus”, afirmou Beto Preto, que fez um apelo à população.
“São três fatores: o primeiro é a vacinação. Precisamos de foco na imunização, tanto das doses de reforço da covid quanto da gripe. Temos quase meio milhão de vacinas da gripe disponíveis nos municípios”, comenta. 
Ele também destaca a a descontinuidade dos cuidados preventivos. “Pedimos que todos mantenham os cuidados não farmacológicos, como uso de máscara, álcool gel, a lavagem de mãos e, se possível, também distanciamento social”, comenta. 
“Estamos com grandes aglomerações na porta das unidades de saúde de todo estado de pessoas procurando por atendimento.  Com esses cuidados vamos vencer essa fase novamente”, finaliza.