CIDADES

min de leitura - #

Paraná distribui mais 205,1 mil vacinas

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Governo do Estado começou a distribuir nesta sexta-feira (23) para as 22 Regionais de Saúde do Paraná mais 205.130 doses da vacina contra a Covid-19. Os imunizantes integram o 14º lote encaminhado pelo Ministério da Saúde na quinta-feira (22), composto por 166.000 doses da Covishield, produzida pela Universidade de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz, e 39.130 doses da CoronaVac, desenvolvida pelo Instituto Butantan/Sinovac.

A 16ª Regional de Saúde de Apucarana recebeu um lote de 5.775 AstraZeneca e outro de 1.320 CoronaVac, totalizando 7.095 doses. Já a 22ª RS de Ivaiporã recebeu 2.170 AstraZeneca e 490 CoronaVac, somando 2.660 doses
As doses chegaram ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) na madrugada desta sexta-feira (23) e menos de 24h depois já foram distribuídas para todo o Paraná. O deslocamento dos imunizantes iniciou de manhã. A estratégia contou com apoio de pelo menos cinco aeronaves do Governo do Estado.
A força-tarefa para apressar o envio das vacinas está dentro da estratégia do Governo do Estado para agilizar a imunização dos paranaenses, junto com as campanhas de Domingo a Domingo e Corujão da Vacinação, que estende o horário de aplicação até a meia-noite. 
Deste lote, 149.459 vacinas são destinadas a primeiras doses e 35.149 para a segunda aplicação.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, recebeu simbolicamente as vacinas em Maringá, que contempla os municípios da 15ª Regional de Saúde. A unidade recebeu 15.975 doses do imunizante.
“A efetividade dessas ações é resultado do esforço de todos. Quando temos imunizantes para entregar, os municípios abrem as portas para rapidamente aplicarem todas as doses”, disse Beto Preto. “Nosso obstáculo neste momento é o insumo principal, que é a vacina. Precisamos receber mais doses para avançar nos grupos prioritários”.
Ainda nesta sexta-feira, Beto Preto esteve nos municípios de Tamarana, Ibiporã, Rolândia e Sabáudia, acompanhando as ações de imunização e entrega de vacinas e medicamentos. “Estamos percorrendo algumas regiões do Estado para intensificar as campanhas de vacinação do Governo do Estado. As doses encaminhadas para os municípios já começarão a ser utilizadas neste sábado, auxiliando na estratégia da vacinação de domingo a domingo”, disse.