CIDADES

min de leitura - #

Paraná incorpora 2,7 mil novos PMs; 142 para região

AEN

| Edição de 10 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governador Beto Richa (PSDB) anunciou ontem a incorporação de mais 2.736 soldados da Polícia Militar do Paraná. São 2.169 policiais e 567 bombeiros militares. Todos concluíram o Curso de Formação de Soldados e os policiais já estão aptos à atuação ostensiva e preventiva. Na região, as escolas de soldados vão reforçar o efetivo do 10º BPM de Apucarana, 7ª CIPM de Arapongas e 6ª CIPM de Ivaiporã em 128 policiais e 14 bombeiros. Richa também anunciou a abertura de concurso para a Polícia Científica.

“Temos a felicidade de anunciar esses novos profissionais, que irão reforçar e fortalecer a segurança pública no Estado”, afirmou Richa em Londrina, na primeira da série de solenidades de formatura dos novos soldados, que acontecem nesta semana. O nome da turma de Londrina é “Protetores do Norte do Paraná”. São 427 soldados (394 policiais e 33 bombeiros) que se incorporam ao 2º Comando Regional da PM, responsável por 89 municípios da região.
Richa também anunciou o envio para Londrina, nos próximos dias, de 20 viaturas policiais locadas. “Os veículos irão reforçar o atendimento em Londrina, enquanto aguardamos a entrega das 1.100 viaturas novas, que já estão em licitação e que serão distribuídas a todas as regiões, a partir de critérios técnicos”, afirmou. 

Imagem ilustrativa da imagem Paraná incorpora 2,7 mil novos PMs; 142 para região
Policiais militares durante formatura ontem em Londrina (AEN)

O governador ressaltou a abertura de concurso para contratação de 50 profissionais da polícia científica, dentre eles toxicologista, médicos legistas e dentista para os IMLs (veja matéria nesta página). “Além disso, há 40 delegados da Polícia Civil concursados para serem chamados. Hoje temos delegados em todas as comarcas. Com mais 40 profissionais poderemos suprir uma ou outra deficiência que ainda existam”, disse o governador. 

Os investimentos em segurança, afirmou Richa, incluem mais ações, dentro do Paraná Seguro, o único programa de investimentos em segurança pública já executado pelo Estado. Mais de 10,8 mil profissionais da segurança pública foram contratados desde o início do governo, em 2011. “A maior contratação de profissionais para a segurança foi feita neste governo”, disse ele. Também foram adquiridas 1.200 novas viaturas e, nos próximos meses, serão entregues mais 1.100 veículos. 

Para o secretário da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita, o reforço de pessoal e de estrutura é significativo. “Mais efetivo sendo aplicado nas ruas, mais viaturas e armas trazem capilaridade maior, uma presença maior da polícia que vai reverter na diminuição dos índices de criminalidade”, disse ele. 

A solenidade foi acompanhada pelos prefeitos da região. “Trata-se de uma importante conquista para Apucarana e toda a região de abrangência do 10º BPM, considerando o significativo reforço do efetivo policial”, assinalou o prefeito de Apucarana Beto Preto (PSD).
Segundo informações do 10ª BPM, 28 dos novos soldados permanecerão em Apucarana e destacamento próximos da sede. Outros 20 soldados irão prestar serviços em cidades próximas da companhia de Jandaia do Sul. Quatorze novos bombeiros também foram incorporados ontem.

Já as CIPMs de Ivaiporã e Arapongas vão receber, cada uma, reforço de 40 policiais. Os prefeitos de Arapongas, Sérgio Onofre (PSC), e de Ivaiporã, Miguel Amaral (PSDB), também participaram da solenidade.

Novos PMs passaram por 1,5 mil horas aulas
Os soldados que se graduam no curso de formação passam por 1.500 horas-aula, ao longo de dez meses. O curso inclui estágios operacionais, em que os formandos atuam sob supervisão de superiores. Durante os primeiros meses de curso, os alunos policiais tiveram aulas teóricas e práticas de disciplinas como direito, defesa pessoal, tiro, técnica e tática policial, policiamento ostensivo e, principalmente, comunitário, além de direitos humanos, abordagem e outras da área policial.
Os bombeiros também passam por algumas destas disciplinas, mas têm outras específicas, como combate a incêndio urbano e florestal, salvamento aquático, terrestre e vertical, socorros de urgência, busca terrestre e aquática e defesa civil.
“Temos a convicção de que há um esforço importante para nosso trabalho”, disse o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Juceli Simiano Junior.