CIDADES

min de leitura - #

Paraná inicia segunda campanhas de vacinação

DA REDAÇÃO

| Edição de 24 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Na próxima segunda-feira (28) serão iniciadas simultaneamente duas campanhas de vacinação: contra a Poliomielite e a Multivacinação. O Paraná vai dar início às duas campanhas nacionais de imunização uma semana antes que o restante do Brasil. 

“O Paraná está ampliando o período das campanhas para que os pais tenham mais oportunidade de levar os filhos aos locais de vacinação. Antecipamos o início, mas seguiremos até o dia 30 de outubro, conforme o calendário nacional”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. “Entendemos que durante a pandemia as ações de imunização devem ser reforçadas, pois as vacinas protegem contra várias doenças e salvam vidas”, acrescentou.
Em Apucarana a vacinas das duas campanhas vão estar disponíveis de segunda a sexta-feira nas 25 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Para o dia 3 de outubro, um sábado, haverá intensificação da vacinação com o funcionamento de três pontos de atendimento no sistema drive-thru. Um deles será no estacionamento do Ginásio de Esportes Lagoão, outro na Avenida Aviação e mais um próximo a UBS do Jardim Ponta Grossa. 
A Campanha Nacional de Multivacinação oferta vários tipos de vacinas para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Já a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é dirigida a crianças de 12 meses a menores de 5 anos de idade. Esta vacina é oral, com a aplicação de duas gotas em cada criança.
A estratégia das duas campanhas é a atualização da caderneta de vacinação das crianças e adolescentes. “A Multivacinação será de forma seletiva, já que só vai tomar a vacina crianças e adolescentes que ainda faltam completar doses. Já a vacina da Poliomielite é de forma indiscriminada para crianças maiores que um ano e menores de cinco anos”, informa o diretor presidente da AMS de Apucarana, Roberto Kaneta.
De acordo com Kaneta, o Brasil está correndo o risco da reintrodução do vírus causador da poliomielite. “Vários países já têm casos confirmados de paralisia infantil dentro deste novo ciclo. Isso causa uma preocupação muito grande nas autoridades de saúde”, orienta Kaneta.